The Oboe and the representation of Trust in the sacred arias of the cantatas from J. S. Bach / O Oboe e a representação da Confiança nas arias das cantatas sacras de J.S. Bach
AUTOR(ES)
Katia Regina Kato Justi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho propõe a investigação, do ponto de vista da retórica, da utilização do oboé, oboé d?Amore e oboé da Caccia, nas árias sacras das cantatas de Johann Sebastian Bach. Para tanto, iniciamos nossos estudos a partir do Movimento da Reforma Protestante, suas origens e fundamentos e sua grande influência na música. Procuramos fazer, nos diversos períodos da vida de Bach, um levantamento de todas as árias compostas para oboé, com especial ênfase nas árias compostas para um instrumento obbligato. Avaliamos também a grande importância das doutrinas da Musica Poetica e da retórica na vida e no pensamento musical alemão e como essas doutrinas influenciaram as composições de Bach. Finalmente buscamos traçar relações entre os aspectos retórico-musicais e a utilização do oboé obbligato nas árias sacras com os afetos da confiança e do temor
ASSUNTO(S)
cantatas rethorics oboe retorica cantatas arias oboe arias
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000412913Documentos Relacionados
- A Chaconne para violino solo BWV 1004 de J.S. Bach: as poéticas da persuasão
- Obituary: J.S. Charamis, MD.
- Ciaccona em ré menor BMW 1004 de J.S. Bach : um estudo das articulações e uma transcrição para violão
- Complexidade e Simplicidade: Paradoxo na Estrutura Composicional do Prelúdio da Suíte N. 5 para Violoncelo Solo de J.S. Bach
- Identification of Antifungal Compounds from the Root Bark of Cordia anisophylla J.S. Mill.