Trocando olhares: Um estudo comparativo do trabalho realizado pelas mulheres das camadas medias da cidade de São Paulo nos espaços público e privado

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A presente pesquisa buscou compreender como as mulheres dos estratos médios da cidade de São Paulo, donas-de-casa e profissionais remuneradas pertencentes às gerações dos 30 aos 50 anos, percebem umas às outras em relação aos trabalhos que realizam dentro e fora do lar e quais os contornos que suas atividades, tanto quanto as executoras, passaram a adquirir, como resultado das mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais ocorridas no Brasil, dos anos 50 aos anos 70, incidindo em significativas transformações do feminino. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de dois universos de pesquisa distintos: um deles enfocando mulheres que ocupam o espaço público das atividades profissionais, e o outro, donas-de-casa que se dedicam exclusivamente ao lar e à família. Como instrumento metodológico, foi utilizada a abordagem qualitativa, privilegiando a técnica da entrevista semi-estruturada. Considerando as análises comparativas realizadas a partir dos discursos das mulheres enfocadas neste estudo, a pesquisa constatou que as transformações ocorridas no país ocasionaram situações contraditórias, especialmente para as mulheres que pertencem a determinados grupos das camadas médias da sociedade e que ocupam os espaços público e privado com os seus trabalhos remunerado e doméstico. A inversão de valores percebida em relação aos trabalhos que as mulheres executam dentro e fora do lar acabou contribuindo para a visão positiva da profissional remunerada, em detrimento da dona-de-casa, que passou a ser desvalorizada e discriminada pelas próprias mulheres.

ASSUNTO(S)

donas de casa - são paulo (cidade) trabalho domestico mulher sociologia trabalho trabalho remunerado classe media mulheres - emprego - são paulo (cidade)

Documentos Relacionados