Uma estrutura para projetar e implementar meios criativos de aprendizagem
AUTOR(ES)
Ishii, Norio, Suzuki, Yuri, Fujiyoshi, Hironobu, Fujii, Takashi, Kozawa, Masanori
FONTE
Psicologia Escolar e Educacional
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007-12
RESUMO
Esse artigo propõe uma estrutura para projetar e implementar meios de aprendizagem da criatividade na engenharia. A estrutura é composta por três componentes: modelos instrucionais baseados no conhecimento da psicologia, desenvolvimento de sistemas para apoiar atividades criativas e avaliação objetiva de resultados relacionados com a criatividade no aprendizado. Baseado nessa estrutura, projetou-se e testou-se um curso baseado na programação de um robô em uma Universidade Japonesa em 2004. Como resultado, confirmaram-se duas vantagens da estrutura escolhida: a habilidade dos estudantes para gerar idéias foi ampliada e ativaram suas habilidades metacognitivas. No ano de 2005, o curso foi estruturado e implementado a partir dos resultados observados no curso de 2004. Como resultado final, confirmou-se que o número de atividades realizadas pelos alunos cresceu no curso de 2005. Os relatórios dos alunos se tornaram mais detalhados, com maior quantidade de informações descritas neles.
ASSUNTO(S)
criatividade conhecimento aprendizagem
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