Uma nova esquerda? : a tensão entre capital e trabalho nas candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil, 2002) e de Tabaré Vázquez (Uruguai, 2004)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A presente dissertação discutiu o conteúdo das candidaturas de esquerda que foram vitoriosas em eleições presidenciais na América do Sul. Trata-se, mais especificamente, de um recorte temático sobre a abordagem da relação entre o capital e o trabalho nos programas eleitorais, visando à compreensão de porque tais programas abordaram essa relação de maneira distinta da tradição da esquerda. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo das candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil em 2002 e de Tabaré Ramón Rosas Vázquez no Uruguai em 2004. A definição de esquerda utilizada nesta dissertação construída a partir de Bobbio (2001), que associa a esquerda ao igualitarismo e considera a direita inigualitária. No decorrer do trabalho, houve uma problematização do conceito, com vistas a operacionalizá-lo ao tema da dissertação. O objeto empírico analisado foi à relação capital/trabalho, objetivando conhecer a identidade política das candidaturas. A principal conclusão da dissertação é que ambas as candidaturas abordam de forma semelhante a relação capital/trabalho e propõem a necessidade de um amplo pacto social com vistas à superação dos conflitos. A partir dessa conclusão, foi utilizada a noção de incontrolabilidade do capital de Mészáros (2002) como explicação teórica para os achados.

ASSUNTO(S)

sociologia left, capital, labor, luis inácio lula da silva, tabaré vázquez eleições - américa do sul capital, trabalho, luís inácio lula da silva, tabaré vázquez partidos políticos de esquerda

Documentos Relacionados