Uma rota de recuperação de metal a partir de escória secundária da produção de ferroníquel. / A route for metal recovery from ferronickel production secondary slag.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A produção de ferroníquel está intimamente ligada à indústria siderúrgica. Todas as operações pirometalúrgicas pertencentes à rota de processo (calcinação, redução e refino) visam o melhor aproveitamento energético e a menor quantidade de impurezas no produto final. A etapa de refino pirometalúrgico produz escória rica em ferro e níquel, que normalmente é processada para recuperação destes metais e reinserção no processo, na própria etapa de refino ou no forno de redução, dependendo da quantidade de impurezas. Ensaios realizados com a escória granulada da Mineração Morro Azul mostram que é possível recuperá-los por processos físicos, de maneira similar à existente no local, porém com resultados superiores, mediante algumas alterações propostas para o circuito.

ASSUNTO(S)

slag ferroníquel processamento de minérios escória ferronickel mineral processing processamento de escória metal recovery concentration concentração

Documentos Relacionados