Una ignorancia sagrada: aprendiendo a no saber bailar tango en Buenos Aires
AUTOR(ES)
Carozzi, María Julia
FONTE
Religião & Sociedade
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este trabalho explora e problematiza as relações entre iniciação, segredo e saber sagrado - questões que em termos da perspectiva da performance se traduzem respectivamente como preparação dos perfomers, dialética entre o que se mostra e o que não se mostra e a aquisição de competência performática - nas aulas de tango milongueiro em Buenos Aires. À luz dos conceitos propostos por Michael Taussig (1999) em Defacement: Public Secrecy and the Labour of the Negative o "não saber" dançar o tango por parte das mulheres se interpreta como uma ignorância sagrada que preserva a magia do tango e o lugar dos homens como únicos geradores do movimento feminino.
ASSUNTO(S)
tango performance rituais de iniciação segredo público movimento corporal gênero
Documentos Relacionados
- "Milonguitas" en Buenos Aires (1910-1940): tango, ascenso social y tuberculosis
- Destino Buenos Aires: tango-turismo sexual cinematografico
- Expresiones religiosas en Buenos Aires. ¿Una ciudad católica o diversa?
- Pareja, sexualidad y familia en los años sesenta: una revolución discreta en Buenos Aires
- A colina sagrada: por uma crítica puro visibilista.