Uso da energia radiativa do fogo para estimativa do coeficiente de consumo de biomassa por queima de vegetação campestre.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012

RESUMO

No Rio Grande do Sul (RS), a prática de queimadas está relacionada principalmente com a renovação do pasto e agricultura. Embora o RS não seja o Estado com maior incidência de queimadas no Brasil, centenas de focos são identificados por dados de satélites anualmente. O uso de dados de sensores remotos para identificar focos de queimadas vem sendo utilizado há décadas, com o desenvolvimento de novos algoritmos. Uma técnica que vem sendo utilizada consiste na obtenção da Potência Radiativa do Fogo (PRF), a partir de dados de sensores remotos. A PRF é uma medida da energia radiante liberada no processo de queima de biomassa. Estudos demonstram que a PRF possui uma relação linear positiva com a biomassa em processo de combustão, permitindo gerar valores de coeficientes de consumo de biomassa. O conhecimento dos valores destes coeficientes pode determinar o total de biomassa queimada quando multiplicados pela PRF obtida por sensores remotos, no momento da passagem do satélite, em tempo quase real. A determinação dos coeficientes de consumo, por sua vez, depende da tipologia vegetal submetida à queima. Devido à pequena quantidade de dados sobre as queimadas no RS, o objetivo deste trabalho consiste em estimar o coeficiente de consumo de biomassa por queima de vegetação campestre no RS, através da utilização da Potência Radiativa do Fogo (PRF), obtida a partir de dados do sensor MODIS e dados de campo de biomassa. A área de estudo escolhida foi o município de André da Rocha, por possuir focos de queimadas identificados pelo MODIS (pelo produto MYD14 - Thermal Anomalies/Fire products), e dados sobre a quantidade de biomassa em áreas frequentemente queimadas. Também foram obtidos dados de experimentos in situ do comportamento do fogo em área campestre no RS. Foi identificada e quantificada a área queimada, a partir do uso de uma cena do satélite Landsat. A obtenção de dados de experimentos de campo e da cicatriz da área queimada permitiu a obtenção da taxa média de consumo de biomassa e a obtenção dos valores de PRF pelo produto MYD14 permitiu obter o valor da PRF média na área de estudo. Pela relação linear existente entre esses dois parâmetros, foi obtido o coeficiente médio de consumo de biomassa. O valor do coeficiente de consumo foi de 0,24 kg/MJ, resultado esse próximo do encontrado por outros autores. A metodologia utilizada neste trabalho difere da metodologia utilizada em trabalhos anteriores para a obtenção do coeficiente de consumo de biomassa. De qualquer maneira, o dado obtido é uma estimativa preliminar para novos estudos e experimentos em campo.

ASSUNTO(S)

sensoriamento remoto burn biomass queimada campos grasslands biomassa : coeficiente de consumo fire radiative power campo remote sensing biomass consumption coefficient

Documentos Relacionados