VALIDATION OF METHOD FOR DETERMINATION OF ELETRO-ANALYTICAL EUGENOL ESSENTIAL OIL IN KIND OF Cinnamomum zeylamicum (CANELA) / VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO ELETROANALÍTICA DE EUGENOL EM ÓLEO ESSENCIAL DA ESPÉCIE Cinnamomum zeylamicum (CANELA)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho relata a otimização e validação de um método eletro-analítico para determinação de eugenol em óleo essencial, obtido das folhas verdes de Cinnamomum zeylamicum (canela), com aplicação testada em outros óleos essenciais de interesse científico, como o Origanum (orégano) e Pimenta dioica L (pimenta dióica). A espécie vegetal foi coletada na Maioba, município de Paço do Lumiar, e submetida à identificação Botânica no Herbário da Universidade Federal do Maranhão. Os óleos essenciais foram extraídos por processo de hidrodestilação e submetidos às análises eletro-analíticas. A técnica escolhida foi a Voltametria de Pulso Diferencial, usando como eletrodo de trabalho carbono vítreo, e eletrólito o tampão Britton Robisson com 55% de Etanol. Os parâmetros testados e revelados na otmização foram os seguintes: potencial de oxidação (+524mV), tempo de deposição (100 s), velocidade de varredura (40m V/s), amplitude de pulso (100 mV) e pH (3,3). A curva analítica foi usada como ferramenta para determinação do percentual de eugenol na amostra, o procedimento foi validado, apresentando LDM = 3,12 x10-7 molL-1 e LQM = 1,12 x 10- 6molL-1. O método empregado forneceu um percentual de 64,31 % de eugenol na espécie de canela, 20,2 e 78,31 % nos óleos essenciais de orégano e pimenta dióica respectivamente. O emprego da presente metodologia evidencia a potencialidade da utilização da técnica de pulso diferencial com eletrodo de carbono vítreo, fornecendo uma resposta voltamétrica precisa e exata para a análise do eugenol em óleos essenciais.

ASSUNTO(S)

voltametria essential oil eletrodo de carbono vítreo canela eugenol cinnamon glass carbon electrode voltammetry óleo essencial quimica analitica eugenol

Documentos Relacionados