Vias de sinalização desencadeadas pela estimulação do adrenoceptor b em células secretoras da glândula de veneno da serpente Bothrops jararaca. / Signaling pathways triggered by the stimulation of the b adrenoceptor in secretory cells of the venom gland of the snake Bothrops jararaca.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O adrenoceptor b está presente na glândula de veneno de Bothrops jararaca, tanto no estado quiescente como no ativado por 4 dias, entretanto, quando estimulado, aumenta os níveis de AMPc somente em células secretoras no estado quiescente. Neste trabalho, estudamos funcionalmente o adrenoceptor b durante o ciclo de produção de veneno e verificamos a sua função. Mostramos que a estimulação do adrenoceptor b promove aumento na taxa de acidificação do meio extracelular em células quiescentes e ativadas por 4 dias, mas não por 15 dias. Em células quiescentes, a estimulação do adrenoceptor b também promove o influxo de cálcio, via canais operados por voltagem e por receptor e a liberação de cálcio de estoques intracelulares sensíveis a tapsigargina. Em células ativadas por 4 dias, o aumento de cálcio citosólico é significativamente menor do que em células quiescentes, confirmando a dessensibilização deste receptor. PKA não participa desta sinalização. Dados in vivo mostram que o adrenoceptor b é importante para desencadear o ciclo de produção de veneno.

ASSUNTO(S)

serpentes simpathetic nervous system venoms (secretion) snakes venenos (produção e secreção) calcium adrenoreceptores venoms (production) adrenoceptors cálcio sistema nervoso simpático

Documentos Relacionados