Vide o clipe : forças e sensações no caos / Vide-o-clip : powers and sensations on chaos
AUTOR(ES)
Pamela Zacharias Sanches Oda
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
15/02/2011
RESUMO
Os videoclipes, que originalmente eram produções audiovisuais destinadas a fazer a propaganda de um artista, ainda mantêm sua finalidade original, mas, ao longo do tempo, modificaram-se de tal forma que desenvolveram uma linguagem característica e foram a gênese de várias inovações técnicas e narrativas, que fizeram com que perdessem seu caráter de propaganda e assumissem o status de arte. Esta dissertação tem o objetivo de analisar videoclipes como produções artísticas responsáveis por produzir forças geradoras de caos, de mudanças em sua própria estrutura e também no espectador. O indivíduo, ao assistir a um videoclipe, entra em contato com várias imagens e sons que atuam, naquele acontecimento, como forças ativas que podem produzir transformações no eterno devir. Para tais discussões foram utilizados os conceitos de Gilles Deleuze e toda a sua reflexão sobre sentido e acontecimento, bem como foi analisada a obra do francês Michel Gondry, diretor de videoclipes consagrados e responsável pela criação de uma linguagem inventiva e inovadora na produção de videoclipes.
ASSUNTO(S)
videoclipe sentido (filosofia) videoclip happening sense (philosophy)