Atelies De Artistas
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Em meados da década de 1940, a psiquiatra Nise da Silveira organizou ateliês de pintura e modelagem com os pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II. A produção desses ateliês – hoje acervo do Museu de Imagens do Inconsciente – chamou a atenção de cientistas e intelectuais da época. O interesse suscitado pelas obras não se restringia à sua utilidade no tratamento psiquiátrico: elas também exemplificavam um novo conceito de qualidade estética e, ainda, assumiam papel central num debate político mais amplo, sobre o lugar do louco e da loucura na sociedade. É com esse pano de fundo que se desenrolam as análises do livro, dividido em três capítulos. O primeiro traça um panorama do modernismo brasileiro. O segundo aborda as influências teóricas contidas na noção de “arte virgem”, do crítico de arte Mário Pedrosa. E, por fim, o terceiro faz uma análise comparativa da categoria de “arte virgem” com a de “arte bruta”, do intelectual francês Jean Dubuffet, salientando as especificidades da experiência brasileira. O autor se detém a uma problemática histórica, estudando um período marcado tanto pela ebulição da “arte informal” quanto pelo questionamento das práticas psiquiátricas, de onde resultou o reconhecimento da “arte de loucos”. A partir daí arte e loucura combinaram-se de tal forma que, hoje, quase ninguém duvida do potencial dessa união. “Este é um livro para artistas e críticos de arte e para profissionais que lidam com a loucura e a arte”, recomenda o editor da coleção.
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
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2. Artes visuais nas universidades: um espaço para fazer, experimentar, pensar e aprender a ver
O presente artigo pretende focalizar questões do ensino de Arte nas universidades; o papel dos professores/artistas e a formação abrangente do curso de Artes Visuais. Destaca-se a importância das experimentações e pesquisas desenvolvidas nos ateliês simultaneamente à presença de estudos de História da Arte, Estética e Filosofia da Arte.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010
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3. O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais / The creative process in art: perception of visual artists
O trabalho visa investigar o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas visuais. Entrevistamos oito artistas visuais brasileiros renomados, ambos os sexos, faixa etária de 44 a 62 anos, com experiência mínima de 20 anos de carreira consolidada no sistema da arte. Foram realizadas entrevistas livres, filmadas nos ateliês, exposiç
Publicado em: 2008
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4. Olinda : uma leitura histórica e psicanalítica da memória sobre a cidade. / Olinda: a psychoanalytic reading of history and memory about the city.
A presente tese partiu de uma proposta de trabalho interdisciplinar, em que a História e a Psicanálise serviram de base teórica, por meio da metodologia da História Oral, para que fosse construída a história da cidade de Olinda, com suas fases de apogeu e declínio, mediante a memória dos olindenses confrontada com outras fontes documentais. Foram fei
Publicado em: 2008
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5. Travessia periférica: a trajetória do pintor Waldemar Belisário: um estudo sobre a desconstrução do cenário artístico paulista
No centro das relações hegemônicas da cidade de São Paulo no começo do século XX, onde tudo parecia girar no entorno dos modernistas de modo a obnubilar os demais artistas existentes em São Paulo, a trajetória artística do pintor Waldemar Belisário Pellizzari revelou significativos pontos de tangência no círculo de sociabilidade da aristocracia p
Publicado em: 2006
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6. Encadeamento : uma nova gestualização sonora
Esta tese estuda a aplicação do método eletroacústico na composição instrumental pelo uso do Atelier. Este processo é demonstrado na obra Encadeamento para 05 contrabaixos acústicos amplificados. O Atelier enseja uma interação entre o compositor e os intérpretes, resultando numa nova gestualização sonora
Publicado em: 1996
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7. Casa Conrado : cem anos do vitral brasileiro
O trabalho conta a história do ateliê pioneiro na fabricação do vitral no Brasil, a Casa Conrado, e registra esta atividade essencialmente artesanal, que se encontra em processo de extinção. Em1874 chega a São Paulo o artesão Conrado Sorgenicht, vindo da Renânia católica, Alemanha. Abre uma pequena oficina onde oferece serviços de pintura de ornam
Publicado em: 1996