Automato Finito
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. MAPAS COGNITIVOS SODA AMPLIADOS: Prescrição de um método para articular atitudes, comportamentos e seqüencias cognitivas a mapas SODA
Este trabalho de tese tem por objetivo ampliar o alcance e aplicação de mapas SODA, preservando a metodologia originalmente desenvolvida. Inicialmente é realizada uma revisão do método, abordando de forma conjunta os artigos seminais, a teoria psicológica de Kelly e a teoria dos grafos; e ao final propomos uma identidade entre construtos de mapas SODA
Publicado em: 07/02/2013
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2. NeuroFSM: aprendizado de Autômatos Finitos através do uso de Redes Neurais Artificiais aplicadas à robôs móveis e veículos autônomos / NeuroFSM: finite state machines learning using artificial neural networks applied to mobile robots and autonomous vehicles
A navegação autônoma é uma tarefa fundamental na robótica móvel. Para que esta tarefa seja realizada corretamente é necessário um sistema inteligente de controle e navegação associado ao sistema sensorial. Este projeto apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle para a navegação de veículos e robôs móveis autônomos. A abordagem util
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/07/2012
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3. Uma nova formulação algébrica para o autômato finito adaptativo de segunda ordem aplicada a um modelo de inferência indutiva. / A new algebraic approach for the second-order finite adaptive automation applied to an inductive inference model.
O objetivo deste trabalho é apresentar o modelo dos autômatos adaptativos de segunda ordem e mostrar a forte conexão desse modelo com o aprendizado indutivo no limite. Tal modelo é definido com a utilização de um conjunto de transformações sobre autômatos finitos não - determinísticos e a conexão com o aprendizado no limite á estabelecida usando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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4. Formalismos adaptativos aplicados na modelagem de softwares educacionais. / Formalism adaptive applied in modeling educational software.
Esta tese apresenta uma proposta de aplicação de formalismos adaptativos na modelagem e elaboração de cursos para softwares educacionais. A princípio, soluções adaptativas podem ser incorporadas a qualquer tipo de dispositivo guiado por regras. Neste projeto, o dispositivo subjacente utilizado será a Máquina de Moore, que é um autômato finito com
Publicado em: 2010
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5. Uma proposta de um motor de animação para o controle de personagens articulados baseado em autômatos finitos / A proposal of an animation engine for controlling articulated characters based on finite automata
Segundo Thalmann em 1996, animação é a visualização da variação do estado de objetos em relação ao tempo. A meta principal da animação modelada por computador é sintetizar o efeito desejado de movimento que é uma mistura de fenômenos naturais, percepção e imaginação. O sistema de animação deve providenciar ferramentas de controle de movim
Publicado em: 2010
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6. Astrha : um ambiente gráfico, dinâmico e interativo para internet baseado em hiper-animações e na teoria dos autômatos
Esta pesquisa, batizada Astrha (Automata Structured Hyper-Animation), tem suas raízes no projeto “Hyper Seed - Framework, Ferramentas e Métodos para Sistemas Hipermídia voltados para EAD via WWW” que possui, entre seus objetivos e metas: (a) o desenvolvimento de uma fundamentação matemática para a unificação, de maneira coerente e matematicamente
Publicado em: 2007
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7. Automatizando a obtenção da complexidade baseada em linguagem regular de autômatos celulares elementares
Autômatos celulares são sistemas dinâmicos e computacionais totalmente discretos no tempo, no espaço e em suas variáveis de estado. Sabe-se que, para um autômato celular elementar, o conjunto de todas as configurações possíveis de se obter decorrida uma quantidade finita de passos de tempo de sua evolução temporal constitui uma linguagem regular.
Publicado em: 2006
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8. Aplicação de autômatos finitos nebulosos no reconhecimento aproximado de cadeias. / The approximate string matching using fuzzy finite automata.
The approximate string matching problem is recurring in many applications where computer is used to process imprecise, fuzzy or spurious data. An uncountable number of methods, techniques and metrics to solve this class of problem are available, but many of them are inflexible at least in one of following: architecture, metric or application specifics. This
Publicado em: 2006
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9. Processo de decisão de Markov limitados por linguagem / Language limited Markov decision processes
Processos de decisão de Markov (MDPs) são usados para modelar situações onde é necessário executar ações em sequência em ambientes com incerteza. Este trabalho define uma nova formulação dos processos de decisão de Markov, adicionando a estes a possibilidade de restringir as ações e observações a serem consideradas a cada época de decisão.
Publicado em: 2006
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10. Sistema para simulação interativa de dinâmica molecular em um ambiente paralelo / System for interactive molecular dynamic simulation in a parallel environment
Este trabalho apresenta uma implementação proposta para paralelização de simulações interativas de Dinâmica Molecular (DM) utilizando o ambiente PyMPI, o qual estende a linguagem Python para o execução paralela através da biblioteca de comunicação MPI. Utilizou-se como estudo de caso o ADKS, que é um software interativo para simulações de DM a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2005
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11. Sistema para simulação interativa de dinâmica molecular em um ambiente paralelo
Este trabalho apresenta uma implementação proposta para paralelização de simulações interativas de Dinâmica Molecular (DM) utilizando o ambiente PyMPI, o qual estende a linguagem Python para o execução paralela através da biblioteca de comunicação MPI. Utilizou-se como estudo de caso o ADKS, que é um software interativo para simulações de DM a
Publicado em: 2005
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12. A conceptual model for collaborative e-learning based on the execution of projects. / Um modelo conceitual para aprendizagem colaborativa baseada na execução de projetos pela Web.
O ensino da Engenharia por meios eletrônicos de aprendizagem demanda a implementação de métodos práticos que facilitem ao aluno aprender conteúdos do tipo procedimentos e atitudes, por meio da ação, da interação dos participantes, e da integração de conhecimentos de diferentes áreas. Esta aprendizagem só pode ser efetiva em contextos significat
Publicado em: 2005