Bailarino
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
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1. Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado
Resumo O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar - inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de m
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2020-04
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2. El cuerpo danzante en la invención del lazo social: el caso Nijinsky
Este artigo investiga o problema das condições de possibilidade de laços sociais no caso de sujeitos psicóticos. A partir do referencial teórico da psicanálise lacaniana, questiona a tese “fora do discurso” das psicoses. Do ponto de vista metodológico, procede pela construção e análise do caso do bailarino Vaslav Nijinsky a partir de seus cader
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 17/01/2020
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3. LESÕES EM BAILARINOS PROFISSIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
RESUMO A dança tem o movimento como elemento fundamental e o corpo do bailarino como matéria-prima para expressar sua arte; para isso, exige a máxima disciplina na busca da excelência técnica e artística. Para atender às demandas profissionais, os bailarinos são submetidos a extenuantes rotinas de treinamento, que favorecem o desenvolvimento de lesõ
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2017-12
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4. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Resumo: O artigo esclarece aspectos da pesquisa no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) em resposta ao texto de Höfling, publicado neste mesmo periódico, no v. 6, n. 2 (2016). São explicitados procedimentos e enfoques do método concernentes às pesquisas de campo, à criação artística e às apresentações dos espetáculos. No decorrer do t
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-12
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5. Efeito do treinamento de força com resistência elástica sobre o desempenho da flexão de quadril em bailarinas clássicas
Resumo Para realização e manutenção de movimentos estéticos de grande amplitude articular, um bailarino necessita desenvolver além de flexibilidade, força muscular. Trabalhos científicos sobre o “ballet” apontam para uma lacuna com relação ao efeito de diferentes métodos de treinamento na produção de força muscular em grandes amplitudes de
Rev. bras. educ. fís. esporte. Publicado em: 2016-12
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6. Pedagogia dos Possuídos: repensando o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) no ensino da dança no Brasil
Resumo: Este trabalho15 propõe um questionamento dos princípios fundamentais do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) ensinado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. A análise problematiza a suposição de que os alunos não têm consciência da sua própria brasilidade, a qual eles devem buscar através do BPI, e questiona u
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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7. O Processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas
Resumo: Neste artigo, são apresentados alguns aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) que podem ser pensados como suas especificidades epistemológicas. Trata-se, portanto, de uma revisão da bibliografia fundamental dessa metodologia de formação e criação cênica em desenvolvimento no Brasil há mais de trinta anos. Por meio de rela
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
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8. Imagem corporal e sua relação com peso e índice de massa corporal em bailarinos profissionais
Introdução: A imagem corporal é fenômeno multidimensional, dinâmico e vinculado ao corpo em movimento. Uma vez que o corpo é o instrumento de expressão na dança, dependendo da técnica de dança adotada pelo bailarino, demanda por um padrão estético, podendo estar relacionado à satisfação com a imagem corporal.Objetivo: Investigar a satisfação
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2014-12
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9. As corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma
O contexto de desenvolvimento das pesquisas de corpo na Administração requer uma investigação que permita uma compreensão corporificada (não representacional) desse campo do conhecimento. Para isso, refletimos sobre estudos de corpo e corporalidades nos campos da Administração e da Dança (ballet), assim como informações de uma etnografia realizada
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2013-12
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10. Rede de Afetos : as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) = Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method / Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method
O presente trabalho evidencia a existência e o papel fundamental das relações afetivas no processo criativo proposto pelo método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Utilizando-me metodologicamente da Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin (1977) e do caráter qualitativo para analisar os dados coletados, segundo Graham Gibbs (2009), con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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11. Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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12. Análise cineantropométrica da volumetria e composição percentual muscular dos segmentos apendiculares de bailarinos de elite de Cuba
INTRODUÇÃO E OBJETIVO: Um bailarino de balé com grande potencialidade de eficiência de movimento técnico transitivo deve mostrar porcentagens de áreas musculares dos segmentos apendiculares em uma volumetria espacial que não o qualifique como feio na sua figura. O propósito desta investigação é comparar a volumetria e composição percentual muscu
Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Publicado em: 2011-12