Barroco Alemao
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. “Relações Perigosas”: Walter Benjamin e Carl Schmitt no crepúsculo de Weimar
Resumo Enzo Traveso analisa a relação entre Walter Benjamin e Carl Schmitt no contexto da crise europeia dos anos 1930. Benjamin consagrou a Schmitt algumas passagens de seu livro sobre o drama barroco alemão (1928) e em 1930 escreveu a ele uma carta em que enfatizou suas afinidades com o teórico da ditadura e do decisionismo. Schmitt não respondeu a ca
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2020-09
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2. ERRATA
Resumo Enzo Traveso analisa a relação entre Walter Benjamin e Carl Schmitt no contexto da crise europeia dos anos 1930. Benjamin consagrou a Schmitt algumas passagens de seu livro sobre o drama barroco alemão (1928) e em 1930 escreveu a ele uma carta em que enfatizou suas afinidades com o teórico da ditadura e do decisionismo. Schmitt não respondeu a ca
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-09
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3. Imagens a partir da vida danificada : cinema em ensaios constelares
O presente trabalho consiste na investigação da idéia de ¿vida danificada¿ a partir de sua potencial expressão no campo do cinema. Vida danificada ¿ beschädigten Leben ¿ é um termo empregado por Adorno no subtítulo de uma de suas mais importantes obras, Minima Moralia, escrita nos anos 40, ainda antes do término da Guerra, e publicada em 1951. Ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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4. Verdade e Saber: Gnoseologia e Ética no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin. / Truth and Knowledge: Gnoseology and Ethics in the preface to Origin of German Tragic Drama by Walter Benjamin.
A diferenciação entre saber e verdade em Questões Introdutórias de Crítica do Conhecimento, prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin, mostra que o primeiro pode ser possuído na consciência enquanto a verdade esquiva-se a qualquer tentativa de apropriação. Apenas o saber responde a uma questão de caráter intencional. Enq
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
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5. Short narrative of evil: Anselm Kiefer and Walter Benjamin / Pequena história do mal: Anselm Kiefer e Walter Benjamin
A presente pesquisa procura reunir as reflexões pictóricas de Anselm Kiefer no âmbito da tradição intelectual da literatura, do mito, da história e da religião, e que se condensam na categoria da catástrofe de O Drama Barroco Alemão e do Trabalho das Passagens de Walter Benjamin. Procuraremos mostrar o estatuto da metrópole como o lugar do Mal, ins
Publicado em: 2009
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6. O FRAGMENTO EM TUTAMÉIA E NO LIVRO SOBRE NADA
O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa Poéticas da Modernidade e da Pós-Modernidade, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na área de Literatura Comparada - CCHLA/UFRN. Seu objetivo principal é observar a fragmentação da escritura como recurso estético privilegiado em Tutaméia, de Guimarães Rosa (1908-1967), e no L
Publicado em: 2009
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7. Mito e história: A crítica do destino e da mera vida em Walter Benjamin (1916-1925). / Mythe et histoire: Une critique du destin et la vie simple de Walter Benjamin (1916-1925).
Esse trabalho procura entender a radicalidade crítica e política nos textos de juventude de Walter Benjamin. Nos escritos produzidos entre 1916 e 1925, a crítica do mito (Mythos) pela história (Geschichte) é a oposição fundamental que se desenvolve numa crítica da obra de arte e num plano de discussão ética. Nota-se que essa oposição não surge d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/07/2008
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8. Iconofotologia do barroco Alemão / Iconophotology of german baroque
The present Thesis intends to give a new approach to the reading of texts from the period known as Baroque and, for that, it was necessary to create new terms that corresponded to this expectation: the iconophotology and photographic poems. In order to enable a reader to read and understand texts of that period, he would have to have access to a signical key
Publicado em: 2008
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9. Entre a hesitação e a ação : a melancolia, o barroco e a literatura em Walter Benjamin
O presente trabalho tem por objetivo tentar demonstrar a intrincada relação entre o sentimento da melancolia e a capacidade de ação crítica e criadora expressos, aparentemente, em grande parte da obra e da vida do pensador alemão Walter Benjamin. A melancolia, que influenciou o estado de espírito de muitas épocas, veio a ser determinante nos humores
Publicado em: 2006
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10. O DESVIO DO MÉTODO: LINGUAGEM E HISTÓRIA NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN / THE DETOUR OF METHOD: LANGUAGE AND HISTORY ON THE THOUGHT OF WALTER BENJAMIN
Esta dissertação aborda um aparente problema do Prefácio crítico do livro A origem do drama barroco alemão. Este texto - que aproxima a teoria da linguagem de Benjamin de uma terminologia filosófica mais tradicional - surpreende com a proposição método é desvio. Esta dissertação trata do tema do desvio (Umweg), relacionando-o à questão central
Publicado em: 2006
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11. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza
Este artigo tenta explicitar o conceito de Darstellung utilizado por W. Benjamin para caracterizar a tarefa da filosofia no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão. Procede em três tempos: primeiro, a diferença entre verdade e conhecimento; segundo, a relação entre verdade, exposição, de si mesma e beleza; terceiro, a interpretação bastante pecu
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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12. Walter Banjamin e a Melancolia
Trataremos aqui da melancolia encerrada em um movimento cultural distinto, o Barroco. Mas é preciso lembrar que este tipo de delimitação, apesar de ser identificado como um lapso temporal específico, não corresponde apenas à história, mas revela uma idéia, o que deixa entrever o espaço para as manifestações plenas de barroquismo em outras épocas,
Publicado em: 2004