Beto Brant
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cão sem dono: focalização e construção da Personagem na adaptação fílmica do romance Até o dia em que o cão morreu
A narratologia tem se mostrado um fecundo campo de estudo na reflexão da linguagem audiovisual. Isto porque, desde a sua origem, o cinema foi incumbido de exercer o papel de ser uma nova expressão artística capaz de contar histórias. Esta sua tendência adquire diferentes feições tendo em vista o contexto de produção e as diversas formas de articula�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
2. THE WAYS OF THE AUTHOR?: THE PLOT OF AUTHORSHIP BETWEEN CINEMA AND CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE / POR ONDE ANDA O AUTOR?: A TRAMA DA AUTORIA ENTRE O CINEMA E ALITERATURA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
A dissertação pretende percorrer os caminhos de escritores e cineastas contemporâneos por um cenário de crescente diluição de fronteiras entre os meios artísticos e midiáticos. O atual contexto de intensa permeabilidade e mobilidade entre as linguagens audiovisual e escrita, e a continua penetração de mecanismos do mercado na interação entre os d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
3. Cinema and society : about the military dictatorship in Brazil / Cinema e sociedade : sobre a ditadura militar no Brasil
De 1979 aos dias atuais, a ditadura militar fez-se presente em um número significativo de obras fílmicas. Analisar essa produção cinematográfica é examinar como está sendo ressignificado o passado, quais questões estão sendo obliteradas, que ambiguidades e tensões perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. Esta pesquisa propõe-se a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
-
4. História e cinema : o tempo como representação em Lucrecia Martel e Beto Brant / History and cinema : the time like rep representation in Lucrecia Martel and Beto Brant
O tema central investigado nesta tese está relacionado ao conceito de tempo, tão necessário para a construção do discurso histórico. Esse foi proposto devido a um diagnóstico impetrado sobre a cinematografia argentina recente, desenvolvida no chamado Nuevo Cine Argentino, cuja característica mais importante para a pesquisa é a elaboração de suas o
Publicado em: 2010
-
5. Prosa Calibre 38: um estudo sobre a personagem Anísio na novela e no filme O Invasor
What basic differences distinguish literature from film as different kinds of art? Is the novel always better than the film? What can we gain or lose when a novel is adapted for the screen? Is the notion of fidelity important if we want a successful adaptation? Our aim in this work is to try to answer these questions, and in order to do that we have taken as
Publicado em: 2010
-
6. O Invasor: do roteiro ao romance
In this paper we study the crime fiction and film O Invasor, focusing the success partnership between the writer Marçal Aquino and the film director Beto Brant. The path made by novel, screenplay and film was different from the usual, because Aquino ended writing the novel in 2002, after the release of the film in 2001. As primary purpose of this paper, we
Publicado em: 2009
-
7. A pessoa com deficiência e suas representações no cinema brasileiro / People with disability and their representation in brazilian movies
This study aims to analyse the people with disability in fictional movies from the brazilian contemporary cinema, since the 1980s decade, in three representative movies. The movies must have been in movie theaters nationwide and the question of the person with disability has to be shown as the main subject. The main question to be focused and studied is how
Publicado em: 2008
-
8. Imagens da metrópole no cinema brasileiro
Esta tese discute as imagens da metrópole construídas pelo cinema brasileiro contemporâneo. A análise prevê pelo menos três elementos que lhe servem de base: (1) o fi lme como pensamento e mediação; (2) a necessidade de considerar a forma fílmica como fundamental na construção dessa mediação e (3) a cidade como um ambiente mobilizado pela intera
Publicado em: 2008
-
9. O bandido e o invasor: transgressão no cinema brasileiro
The aim of this present study is to compare Beto Brants film O Invasor (2002) and Rogério Sganzerlas film O Bandido da Luz Vermelha (1968) analyzing transgression in Brazilian cinema. Based on its appearance in the cultural, aesthetic and sociological theory, a concept of transgression is studied in cinema. The research aims to revise the manifestations of
Publicado em: 2006
-
10. Velocidade e montagem: possibilidades de comunicação do tempo no cinema
The objective of this research is to reflect on the possibilities of the asceleration of time in media film products produced after the 90s. The chosen method was film analysis, aplyed to a case study of a brazilian movie, O Invasor, directed by Beto Brant (2001). The analysis of the editing tactics that articulates the acceleration of time on the movie was
Publicado em: 2006
-
11. The outlaw image in New Brasilian Cinema / A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
O presente trabalho visa a entender como é constituída a imagem do bandido em filmes brasileiros recentes, comparando-a com a figura do bandido social do Cinema Novo e Marginal. O trabalho parte do pressuposto de que existe uma releitura da figura do bandido social dos anos 60 nos filmes brasileiros da atualidade. No percurso, busca compreender o recente q
Publicado em: 2005
-
12. Planos de cidade : representaÃÃes da cidade no cinema nacional contemporÃneo
Cinema and city share the same origin: both come from the project of modernity. The world contemporary attended the gigantic growth of the cities around the globe, placing it as the main form of social space organization. The cinema was alert to this process, as the most characteristic cultural form of nowadays. In this way, the analysis of films is an impor
Publicado em: 2005