Buarque Chico 1944 Historia E Critica
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Na sala de espelhos a questão da identidade autoral a partir da figura do duplo em Budapeste e Vom Dorf / In the mirrors hall - the question of identity and autorship in the double in Budapeste e Vom Dorf
A problemática da autoria tem ganhado uma nova roupagem na contemporaneidade. Não se pode mais reconhecer o poder e a influência que o autor outrora exercia sobre suas produções artísticas, pois a sua identidade como tal se confunde com a da "pessoa real". Essa questão da identidade autoral será discutida e problematizada através da figura do duplo.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2011
-
2. O romance de Chico Buarque : uma leitura de Estorvo, Benjamim e Budapeste
O presente estudo se propõe a fazer uma leitura de três romances de Chico Buarque, Estorvo, Benjamim e Budapeste. Para tanto, foram selecionadas três categorias para análise – o narrador, o personagem e a sociedade –, que foram estudadas a partir da análise das narrativas e, paralelamente, de alguns textos teóricos. O objetivo principal é investig
Publicado em: 2011
-
3. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
-
4. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
-
5. Who was Calabar ? or how much stories builda treason: interpretations provoked by Chico Buarque s imaging / Quem foi Calabar ? ou Com quanta história se faz uma traição? : interpretações provocadas por imagens teatrais buarqueanas
This paper presents a critical approach to the literary works of Chico Buarque, specifically the corpus composed by the play Calabar o elogio da traição (1975). The objective of this research is to find interpretations by the method of reflection and description of the questions suggested by the play, such as: Brazilian popular imagery, male x female gende
Publicado em: 2009
-
6. Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes:
Publicado em: 2009
-
7. Dialogues between past and present: " calabar, o elogio da traição" (1973) of chico buarque and ruy guerra / Diálogos entre passado e presente : "Calabar, o elogio da traição (1973) de Chico Buarque e Ruy Guerra
This researches has as it basic proposal the reading of the theatrical text "Calabar O Elogio da Traição", woven between 1972 and 1973, by Chico Buarque and Ruy Guerra , from three points of view: the creative process, the allegoric representations of the reality and the confrontation with the Federal Censorship. This triple reading is going to establish,
Publicado em: 2007
-
8. Calabar, o elogio da traição : drama da memória ou trama na história?
Esta pesquisa analisa o texto escrito da peça de teatro Calabar: o elogio da traição, produzida por Chico Buarque e Ruy Guerra, em 1973. A análise pauta-se em postulados da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e segue uma linha de pesquisa teórico-analítico. A escolha dessa obra literária como objeto de estudo deve-se ao fato de que u
Publicado em: 2007
-
9. Chico Buarque e José Celso: embates políticos e estéticos na década de 1960 por meio do espetáculo teatral Roda Viva (1968)
Esta pesquisa buscou problematizar, por meio da análise do espetáculo teatral Roda Viva, as contradições de um dos períodos mais conturbados da história brasileira, a década de 1960. Roda Viva, texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Corrêa, chegou aos palcos em 1968 e desencadeou debates acirrados nos jornais e em diversos segment
Publicado em: 2006
-
10. The criticism and the artist: samba, repression and poetry in Chico Buarque / A crítica e o artista: samba, repressão e poesia em Chico Buarque
The aim of this work is to analyze a body of critical reviews and other journalistic writings produced at two different moments of Chico Buarques career: early 1970s and early 1990s. For this purpose, we have chosen three specific works to be studied: Sinal fechado (1974), Francisco (1987), and Paratodos (1993). In the analyses of reviews published on major
Publicado em: 2005