Campo Interativo
Mostrando 1-12 de 59 artigos, teses e dissertações.
-
1. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática
Resumo Neste artigo discutimos o modo como a linguagem matemática formal, as tecnologias digitais, a internet, os ambientes virtuais de aprendizagem e a interação entre participantes de cursos a distância podem influenciar e transformar a produção de conhecimento em cursos a distância. Consideramos a pesquisa que deu origem a este artigo como um estud
Bolema. Publicado em: 02/12/2019
-
2. COMO É QUE A GENTE DIZ? UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS TEXTUAL-INTERATIVAS NA NARRATIVA DE UMA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER
Resumo A Doença de Alzheimer (DA) é comumente reconhecida pelas perdas cognitivas ocasionadas que resultam em lapsos de memória, prejuízos nas tarefas diárias e dificuldade em interagir por meio da linguagem. Nesse domínio empírico, o presente trabalho analisa as estratégias textual-interativas mobilizadas por uma pessoa com DA para produzir, sustent
Ling. (dis)curso. Publicado em: 25/11/2019
-
3. Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância
Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar a estratégia do grupo interativo pais-bebês em creches como intervenção psicanalítica possível para a promoção da saúde mental na primeira infância no campo educativo. Trata-se de um desdobramento da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanális
Educ. Pesqui.. Publicado em: 18/10/2018
-
4. Relações verticais e horizontais no processo de inovação e aprendizagem interativa: estudo em um aglomerado produtivo
Resumo Este estudo buscou analisar as relações verticais e horizontais e o impacto delas no processo de inovação e aprendizagem interativa, mediante um estudo de caso realizado em um aglomerado produtivo atuante no Brasil. Em termos de procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo, contemplando um universo de 36 empresas que atuam no
Gest. Prod.. Publicado em: 17/05/2018
-
5. A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS
A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia com novo paradigma de interface com os usuários que vem crescendo em importância na apresentação de produtos cartográficos. A visualização de elementos naturais é incorporada à representação estática terrestre em um ambiente digital interativo. Essa transformação provoca mudanças na forma como os us
Bol. Ciênc. Geod.. Publicado em: 2016-12
-
6. PROEMINÊNCIA DA MARCA, AUTOMONITORAMENTO E TEORIA DA FUNÇÃO DE ATITUDE: UMA ANÁLISE SOBRE AVALIAÇÃO DOS ANÚNCIOS
RESUMO Objetivo: Sugerimos uma interação entre a teoria da função de atitude (ajuste social ou expressão de valores), a teoria de automonitoramento e a proeminência da marca (baixa ou alta) para explicar a avaliação de anúncios por meio dos consumidores. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Não evidenciamos estudos que relacionassem os
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2016-02
-
7. Estilo de Liderança, Controle Gerencial e Inovação: Papel das Alavancas de Controle
Resumo Fundamentado nas lideranças transformacional e transacional (Bass, 2008) e no modelo de alavancas de controle de Simons (1995), este estudo explora o estilo de liderança como um antecedente da definição de uso do sistema de controle gerencial (SCG) e o papel de seus diferentes tipos de uso na inovação tecnológica. A pesquisa foi operacionalizad
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2015-12
-
8. Corpo-imagem
A pesquisa visa a analisar os modos discursivos, procedimentos influenciados por condições de produção, condições de interpretação e condições do discurso, na relação entre o corpo e a expressão videográfica. Dessa maneira, abordaremos trabalhos desenvolvidos que apontam para um caminho construído pela poética do corpo, utilizando como lingua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2012
-
9. Empresa, sociedade e comunicação: debates e tendências na transição pós-moderna / Business, Society and Communication: debates and trends in the context of postmodern transition.
Na medida em que o século XXI avança, a sociedade contemporânea passa por transformações socioculturais importantes que gradativamente a distanciam do contexto que caracterizou a modernidade-industrial. Entre outros desdobramentos da transição pós-moderna, a relação entre empresa, sociedade e comunicação se transforma. Uma das dimensões deste fe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
10. Engenharia de usabilidade aplicada no desenvolvimento de um sistema interativo para soldagem robotizada
No campo da soldagem, a preocupação com fatores ergonômicos e de usabilidade deve-se à crescente incorporação de tecnologias computacionais e à conseqüente transformação das atividades executadas pelos soldadores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a usabilidade de um sistema interativo destinado à soldagem robotizada aplicando-se
Soldag. insp.. Publicado em: 2012-12
-
11. Letramento e alfabetização : práticas que se cruzam na construção da leitura e da escrita em uma turma de 1º ano do ciclo de alfabetização em português e espanhol
Esta pesquisa busca compreender a constituição do letramento em língua portuguesa e em espanhol, como língua adicional, na escola municipal de Ensino Fundamental Cinderela, no ciclo de alfabetização, no município de Santa Helena, extremo-oeste de Santa Catarina. Foram utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa de cunho etnográfic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
12. Ensino e aprendizagem e conteúdos de geometria espacial em um ambiente dinâmico e interativo / Teaching and learning contents of spatial geometry in a dynamic and interactive environment
Esta pesquisa consistiu em compreender que ações podem ser mobilizadas pelo professor e pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental ao trabalharem com a resolução de problemas de geometria espacial num ambiente dinâmico e interativo. Utilizamos o software Cabri 3D e a lousa digital como ferramentas na resolução dos problemas apresentados, e optamos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011