Cancioneiro Popular
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. Folclorismo, literatura popular e invenção de tradições gaúchas na Primeira República: o Cancioneiro Guasca (1910-1917), de Simões Lopes Neto
RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o projeto folclorista de João Simões Lopes Neto (1865-1916), redesenhando suas conexões com movimentos contemporâneos de definição da cultura popular, além de seus contatos com práticas de representação letrada baseadas na cultura campesina dos países vizinhos, Argentina e Uruguai. Metodologicamente, expl
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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2. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
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3. A formalização da derrota: sobre "Eles" e "A voz do morto", de Caetano Veloso
Mediante o exame de duas canções de Caetano Veloso de fins da década de 1960 — "Eles" (1968) e "A voz do morto" (1968) —, pretendo compreender como elas revelam o luto aos preceitos caros à esquerda e à política cultural vinculada ao nacional-popular. Por fim, na descrição da crítica de Roberto Schwarz ao tropicalismo e a Caetano Veloso, demonst
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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4. A obra de Elomar Figueira Mello: contexto e estilo além do popular e do erudito
Discussão sobre os processos composicionais na obra de Elomar Figueira Mello, considerada neste artigo em duas vertentes: a regionalista e popular (presente no seu cancioneiro) e a erudita (representada principalmente por suas óperas), que integram estilos diversos como a cantoria nordestina, o estilo flamenco, a seresta, o tango, o hinário cristão e a m
Per musi. Publicado em: 2014-06
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5. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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6. A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX / The song and the city: dialogical discursive study of brasilian popular music and its role in the constitution of the imagery of the city of São Paulo in the first half of the twentieth century
Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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7. "Yo vengo a cantar por aquellos que cayeron" : poesia política, engajamento e resistência na música popular uruguaia : o cancioneiro de Daniel Viglietti : 1967-1973
O trabalho aborda a música popular uruguaia e a relação dos artistas engajados em determinadas causas políticas e sociais, de caráter revolucionário, com o processo de escalada autoritária no país durante o final da década de 60 e início dos anos 70. A pesquisa, portanto, se refere à música como manifestação social e política durante o períod
Publicado em: 2011
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8. Com uma canção também se luta : o negro nas letras da canção brasileira nos anos 60 e 70
Esta pesquisa trata da representação do negro nas letras de canções brasileiras, enfocando principalmente as décadas de 1960 e 1970. O objetivo principal é mostrar como as constantes identificadas na poesia negra, por Zilá Bernd, a saber: o eu enunciador, a (re)construção da epopeia, a nova ordem simbólica e a reversão de valores, também se aplic
Publicado em: 2011
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9. Canto que ha sido valiente siempre será canción nueva : o cancioneiro de Víctor Jara e o golpe civil-militar no Chile
Esta dissertação tem por objetivo central demonstrar, por meio da análise da discografia do compositor e intérprete chileno Víctor Jara, e, mais especificamente, de seu disco La Población, que a subjugação dos movimentos populares, já no imediato pós-golpe civilmilitar chileno de 11 de setembro de 1973, foi tão ou mais importante do que a dos cana
Publicado em: 2011
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10. Canta meu povo : uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)
O presente trabalho aborda, sob a perspectiva historiográfica, a produção musical do compositor e cantor Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira, 1927-1985), durante seus vinte e seis anos de atuação no mercado fonográfico. Ao longo de cinco capítulos, procura-se analisar o cancioneiro de Teixeirinha em suas mais diversas facetas: as influências que lhe m
Publicado em: 2010
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11. Representações culturais no giramundo teatro de bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de um baú de fundo fundo, Cobra Norato e os orixás
Nesta dissertação observo de que maneira os artistas do Giramundo Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Animação de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apropriaram de representações culturais brasileiras tais como causos e histórias, canções, danças, falares e regionalismos lingüísticos, lendas, mitos, personagens, crenças, práticas, costumes e fa
Publicado em: 2010
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12. Aspecto lírico-religioso das canções marianas: um estudo sobre as metáforas e metonímias que representam Maria
Este trabalho analisa o aspecto lírico-religioso de três canções marianas, recolhidas do Cancioneiro Popular do imigrante italiano na Região de Colonização Italiana e se propõe revelar, sob o aspecto das metáforas e das metonímias, a representação de Maria. Para tanto, este estudo dialoga com temas imprescindíveis para a obtenção de resultados
Publicado em: 2009