Canticos
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. "Arreda (Get Away), Man, Here Comes Woman": Gender and Afro-religiosity in Afro-Brazilian Religious Organizations
Resumo Esta pesquisa investiga como organizações religiosas de matriz africana, por meio do discurso expresso nos cânticos destinados e entoados às Pomba-Giras1, contestam os estereótipos de gênero, possibilitando a compreensão de múltiplas feminilidades. Neste artigo, para analisar o corpus , optou-se pelo aporte teórico metodológico da análise d
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. “Cântico dos cânticos, quântico dos quânticos”: as relações dialógicas entre artes, ciências contemporâneas e saúde no álbum Quanta, de Gilberto Gil
Resumo O trabalho apresenta uma análise metalinguística de canções que compõem o álbum Quanta, de Gilberto Gil, explicitando as relações dialógicas que o enunciado artístico pode estabelecer com as ciências contemporâneas e com uma visão de saúde. Para tanto, é feita uma breve apresentação sobre o quadro teórico-metodológico a ser utilizad
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2021-03
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3. Desencantando a teologia do cristianismo: pensar Deus outramente e o fim da magia da sabedoria grega
RESUMO A investigação visa reconstituir a expressiva contribuição da filosofia da alteridade para o (re)pensamento do estatuto da teologia cristã em terras latino-americanas, bem ao modo de um desencantamento da magia que a persegue. Primeiro, trata-se de evocar a contribuição da sabedoria do amor para pensar outramente a teologia (cristianismo) em fu
Perspect. Teol.. Publicado em: 2020-04
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4. Benditos da Ladeira do Horto: uma breve etnografia do silêncio
RESUMO Fruto de quinze anos de imersão no sertão do Cariri, apresentamos neste artigo um estudo sobre os antigos cânticos de penitência entoados em Juazeiro do Norte (CE). Delimitamos o nosso espaço geográfico à Ladeira do Horto, região que para muitos devotos, sobretudo para os mais velhos, carrega a presunção de ser um local sagrado, escolhido pa
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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5. Candian: o último caipira
RESUMO O artigo reúne algumas peculiaridades de um ser humano identificado na antropologia como caipira. Em seu âmago existencial, reúnem-se particularidades como a relação com o bairro rural, o mutirão e os cânticos do cururu. Dessa forma, partindo dos documentos iconográficos do historiador e intelectual Ernani Silva Bruno disponíveis no Instituto
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
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6. A nação no campo de jogo: um diálogo comparativo entre discursos nacionais argentinos brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014
Resumo Neste trabalho procuraremos retomar o diálogo entre futebol e nacionalismo a partir de uma estratégia metodológica um tanto diferenciada em relação à nossa história bibliográfica: pretendemos nos afastar da ótica nação-cêntrica. Para isso, colocaremos o nosso foco nas trocas simbólicas dialogantes entre narrativas nacionais construídas p
Tempo soc.. Publicado em: 2017-01
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7. A Canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa
Resumo Este artigo examina uma seleção de cânticos protestantes socialmente engajados produzidos nos anos 1970, período em que a polarização cultural-ideológica entre "alienados" e "engajados" existente no circuito da música popular brasileira repercutiu na esfera da música cristã brasileira. O objetivo é averiguar os componentes de nacionalismo m
Per musi. Publicado em: 2016-08
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8. TEXTO E CONTEXTO DA MÚSICA NO SANTO DAIME: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE "EU"
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a centralidade da música nos rituais do Santo Daime. Nesta vertente religiosa de origem amazônica, algumas cerimônias atravessam a noite, com adeptos entoando centenas de cânticos de louvor. Um determinado hinário (conjunto de hinos cantado nessas ocasiões) pode ser interpretado como a biografia de seu d
Mana. Publicado em: 2016-08
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9. Hermenêutica Negra Feminista: um ensaio de interpretação de Cântico dos Cânticos 1.5-6
A partir da instrumentalidade da Hermenêutica Negra Feminista, pretende-se interpretar Cântico dos Cânticos, capítulo 1, versículos 5-6. Nesse exercício hermenêutico que privilegia a experiência da mulher negra, marcada pelo sexismo, racismo e classismo, propõe-se resgatar o texto de sua unilateral interpretação ocidental. Evidencia-se que a tradu
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2013-12
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10. A Dialética da Música e o Sagrado na Igreja Neo-Pentecostal.
Este trabalho se propõe a analisar, a dialética da Musica e o Sagrado da Igreja Neo-Pentecostal, quanto a sua forma de ministração de louvor no caso os (cânticos espirituais), na ordem litúrgica da igreja.Uma vez que a música desde a antiguidade segundo Kurt Pahlen, assumiu um papel central nas diversas atividades diárias das grandes civilizações d
Publicado em: 07/06/2013
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11. "Vou levantar-me...!" Resistência de mulheres no pós-exílio e no Maranhão
Este estudo penetra no mundo das mulheres do sul do Maranhão e o compara com o mundo das mulheres da época pós-exílica, espelhado em textos escolhidos do livro de Cântico dos Cânticos (Ct 1, 5-6; Ct 3,1-5 e Ct 8,1-14). Através de uma hermenêutica feminista da libertação, procura entender a situação de desprezo, exclusão, discriminação e violê
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
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12. O reinado nas encruzilhadas do catolicismo: a dinâmica das comunidades congadeiras em Itaúna/MG
As festas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário constituíram-se como principal evento devocional organizado pelas Irmandades negras no Brasil Colonial. As Irmandades foram eixos dinamizadores de um modo peculiar de vivência católica, de um catolicismo leigo que marcou de forma indelével a formação religiosa das Minas Gerais. Nessas irmandades, em oc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2011