Captura Ubiqua
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1. Captura multimídia em ambientes educacionais instrumentados: aspectos arquiteturais, modelo de comunicação e interface de acesso contextual
Aplicações de captura e acesso dão suporte à captura automática de experiências do cotidiano e na posterior disponibilização das informações capturadas. Essas aplicações exploram o conceito de computação ubíqua para automatizar o processo de captura de atividades humanas do cotidiano e permitir a geração de documentos multimídia passíveis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/06/2012
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2. Operadores de interação multimídia para criação automática de documentos: Interactors / Media-oriented operators for authoring multimedia documents: interactors
Neste trabalho foi investigado o problema de autoria automatizada de informação multimídia sob a perspectiva da computação ubíqua de modo geral, e da interação do usuário com aplicações de captura e accesso (C&A) de modo particular. O objetivo do projeto foi a definição de operadores sobre interação do usuário em ambientes e em aplicações p
Publicado em: 2011
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3. Um modelo arquitetural para captura e uso de informações de contexto em sistemas de anotações de vídeo / An architectural model to capture and use context information in video annotation systems
Diversos pesquisadores vêm investigando métodos e técnicas para tornar possível às pessoas anotarem vídeos de modo transparente. A anotação pode ser realizada com a fala, com o uso de tinta digital ou algum outro meio que possa ser capturado enquanto a pessoa assiste ao vídeo. Tais anotações podem ser compartilhadas com outras pessoas, que podem e
Publicado em: 2010
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4. Design centrado no usuário de um ambiente de reunião instrumentado / User-centered design of an instrumented meeting environment
A computação ubíqua explora o fato de que é possível embutir em um ambiente sistemas computacionais que transparentemente apóiem tarefas cotidianas do usuário. Sistemas desse tipo podem ser aplicados a diferentes domínios contribuindo, por exemplo, com atividades educacionais, médicas ou administrativas. A captura automática de informação em ambi
Publicado em: 2009
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5. Capture and access in the production, distribution, presentation and extension of multimedia content / Captura e acesso na produção, distribuição, apresentação e extensão de conteúdo multimídia
Aplicações de captura e acesso (C&A) exploram o paradigma de computação ubíqua para dar apoio à captura automática de informação em experiências ao vivo e à correspondente geração de documentos passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Essas aplicações são potencialmente capazes de simplificar o
Publicado em: 2009
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6. Primitivas para suporte à distribuição de objetos direcionados à pervasive computing
Renovados são os desa os trazidos à computação distribuída pelos recentes desenvolvimentos nas tecnologias de computação móvel. Tais avanços inspiram uma perspectiva na qual a computação tornar-se-á uma entidade ubíqua em um futuro próximo, estando presente nas mais simples atividades do dia-a-dia. Esta perspectiva é motivadora das pesquisas c
Publicado em: 2007
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7. Um suporte à captura informal de design rationale / A support for informal capture of Design Rationale
Durante o processo de desenvolvimento de software, uma grande quantidade de documentos é gerada com o propósito de registrar as experiências e as decisões relacionadas ao projeto de software. Apesar do esforço empregado na documentação de tais informações, muitas vezes esses documentos não contêm informações suficientes e necessárias para o com
Publicado em: 2005
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8. "Construção de aplicações de captura e acesso baseada em recorrência de funcionalidades" / "Building capture and access applications based on recurrence of funcionalities"
Aplicações de captura e acesso exploram o paradigma de computação ubíqua --- que consiste em popular o ambiente com aplicações e dispositivos computacionais a fim de auxiliar transparentemente as pessoas na realização de suas atividades --- para dar apoio à captura automática de informação em experiências ``ao vivo e à correspondente geração
Publicado em: 2004
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9. "AutorE: suportando autoria evolucionária em ambientes de captura"
Sistemas baseados em captura de experiências cotidianas têm sido desenvolvidos como forma de apoiar o fato de que as pessoas não conseguem assimilar todas as informações a que são expostas, pelos mais diversos fatores: interrupções, necessidade de anotação e sobrecarga cognitiva. No entanto, esses sistemas em sua maioria não oferecem suporte às f
Publicado em: 2003