Caricatura Brasileira
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Diabos e diabinhos: uma história social e carnavalesca dos sentidos da roupa
RESUMO Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos simbólicos da roupa no começo da República brasileira, enfocando a fantasia carnavalesca de diabo, que ganhou popularidade no século XIX e foi praticamente abolida no século XX. Para isso, pretendemos elaborar um estudo comparativo dos significados da vestimenta por meio da literatura, da crô
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2020-04
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2. EM PLENA GUERRA: IMPRENSA, CATOLICISMO E POLÍTICA NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Resumo Nas duas primeiras décadas do século XX, impedidos de criar um partido inspirado no Deutsche Zemtrumspartei, os católicos de Vozes de Petrópolis e do Centro da Boa Imprensa investiram na criação de periódicos e instituições culturais que contribuíssem para a "recristianização" do Estado brasileiro. Este artigo aborda um momento decisivo do
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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3. Do (in)visível ao risível: o negro e a "raça nacional" na criação caricatural da Primeira República
A partir de caricaturas e de textos de humor publicados nas revistas ilustradas cariocas na Primeira República - sobretudo entre 1898 e 1918 -, o artigo analisa o lugar do negro e a reatualização da ideia de "raça nacional". Discute-se em que medida o humor é capaz de evidenciar mecanismos pouco visíveis, repercutindo o preconceito racial da época e r
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-12
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4. Guerrilha de PincÃis: humor grÃfico no jornal O Pasquim como resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar (1969 - 1970) / Guerrilla of paintbrushes: Graphic Humor in the newspaper O Pasquim as cultural and political resistence to military dictatorship (1969-1970).
A proposta desta dissertaÃÃo à analisar o humor grÃfico no tablÃide carioca Pasquim. Primeiramente, a intenÃÃo à contar a histÃria dos dois primeiros anos do jornal (1969-1970), em sua resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar, contextualizando-a a partir da anÃlise de algumas de suas imagens humorÃsticas. A segunda proposta à - em um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2010
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5. Canini e o anti-herói brasileiro: do Zé Candango ao Zé - realmente - carioca / CANINI E O ANTI-HERÓI BRASILEIRO: Do Zé Candango ao Zé realmente - Carioca
Este trabalho de pesquisa estuda um autor - Renato Canini - que construiu uma trajetória peculiar ao desenvolver uma narrativa de histórias em quadrinhos com um traço bastante pessoal apesar de inserida nas de estruturas de produção massivas. Envolve a articulação da CETPA Cooperativa Editora de Trabalhos de Porto Alegre - que pretendia publicar hist�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2009
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6. As cores do traço : paternalismo, raça e identidade nacional na Semana Illustrada (1860-1876) / The colors of trace : paternalism, race and national identity in Semana Illustrada (1860-1876)
Este trabalho busca entender o modo pelo qual os escritores e desenhistas da Semana Illustrada, revista humorística que circulou no Rio de Janeiro entre os anos de 1860 e 1876, fizeram da publicação um meio de interagir com os debates sociais mais amplos do tempo. Através da análise dos artifícios literários que estruturavam sua narrativa, tenta mostr
Publicado em: 2007
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7. Expandindo o olhar das páginas literárias ao cinema: a caricatura do Jeca na expressão de Lobato e Mazzaropi
A construção da imagem e do tipo caipiras, dentro da literatura e do cinema, foi elaborada à luz de imagens e conhecimentos pré-estabelecidos e estagnados no tempo. A representação de sua imagem está, ainda hoje, atrelada a um modo de ver externo a sua cultura e corresponde aos interesses de quem detém o poder. A contingência dessa caracterização
Publicado em: 2007
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8. SETH: UM CAPÍTULO SINGULAR NA CARICATURA BRASILEIRA / SETH: THE SINGULAR CHAPTER IN A BRAZILIAN CARICATURE
O objetivo desta tese é o estudo da obra do desenhista Seth (1891-1949), um dos mais importantes caricaturistas brasileiros da primeira metade do século XX, percebendo sobretudo a singularidade de sua contribuição, no tocante a criação de personagens negros, e procurando um amplo levantamento documental, biográfico e artístico de sua carreira, buscan
Publicado em: 2006
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9. "Angelo Agostini or impressions of a trip from the court to the federal capital (1864-1910)" / "Angelo Agostini ou impressões de uma viagem da corte à capital federal (1864 - 1910)"
Este estudo procura investigar e interpretar a trajetória artística, jornalística, política e intelectual do caricaturista ítalo-brasileiro Angelo Agostini (1843-1910). Sua estréia profissional, em São Paulo, coincide com o início da Guerra do Paraguai, em 1864, e seus últimos trabalhos acontecem quando a República oligárquica está consolidada, e
Publicado em: 2006
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10. VI LOBATO, ATRAVÉS DE EMÍLIA: EMÍLIAS ILUSTRADAS PARA TRÊS FASES DE LOBATO / I SAW LOBATO THROUGH EMÍLIA: ILLUSTRATED EMÍLIAS FOR LOBATO`S THREE MOMENTS
Esta dissertação sugere um ponto de vista acerca da ilustração no livro infantil. Tem por objeto de análise as visões de ilustradores sobre uma mesma personagem e como esta pôde ser transformada nas mãos de cada autor de imagens. O objeto de estudo é Emília, personagem escolhida como ponto de partida para entender um pouco mais sobre o universo da
Publicado em: 2005
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11. Espetáculos da diferença: a Exposição Antropológica Brasileira de 1882
Resumo:A Exposição Antropológica Brasileira, celebrada em 1882 no Museu Nacional do Rio de Janeiro, é analizada aqui como um intento monumental e espetacular de revalorizar a iconografia indianista do Império que na época parecia ter-se tornado redundante. A evidência material da "realidade" indígena exigia uma reavaliação da utilidade do índio co
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2004-12