Carreiras Em Musica
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
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2. Transformação individual, ascensão social e êxito profissional
Este artigo teve por objetivo identificar como fatores de aprendizado - social e pedagógico - ocasionaram a transformação individual de jovens originalmente excluídos socialmente. O foco da pesquisa são os egressos de instituições sociais brasileiras de ensino de música clássica em comunidades carentes. Por meio de entrevistas, buscou-se a percepç�
Rev. Adm. Pública. Publicado em: 2017-06
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3. Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
Resumo:Preocupações sociais e ideologias são refletidas (1) em nossa escolha de assunto ou repertório, (2) em nossas tentativas conscientes de colocar indivíduos e repertórios em contextos históricos e culturais concretos, e (3) em paradigmas e pressupostos sobre os quais elaboramos nossos vários argumentos e narrativas (progresso, o 'grande homem,'
Per musi. Publicado em: 2015-12
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4. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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5. Do cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e de Chico Buarque / From urban daily life to culture: songs by Caetano Veloso and Chico Buarque
Ao constatar a persistência do paralelo entre Caetano Veloso e Chico Buarque, realizado por público, crítica e historiografia da música popular, este estudo parte da identificação e compreensão do processo de elaboração de suas representações artísticas, assim ultrapassando a noção de simples conflito ao apontar também para perspectivas comple
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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6. A arte de viver da música : um estudo de caso com músicos atuantes no cenário rock/pop gaúcho
Essa pesquisa teve como objetivo problematizar a experiência de “viver da música”, no sentido de refletir sobre a música como um ramo profissional e não como um hobby. Através de entrevistas realizadas entre novembro de 2010 e janeiro de 2011 com seis músicos e/ou produtores musicais em franca atividade no cenário rock/pop portoalegrense, procurei
Publicado em: 2011
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7. Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras / Fame, vocation and gender: two barzilian musicians
O presente trabalho trata da trajetória de duas musicistas brasileiras: Helza Camêu (1903-1995), pianista, compositora e musicóloga, e Joanídia Sodré (1903-1975), pianista, regente e ex-diretora da Escola Nacional de Música (atualmente Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) cujas carreiras tiveram início, respectivamente, em 1923
Publicado em: 2011
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8. O paradoxo de Mozart: carreiras nas indústrias criativas
Nos últimos anos, a literatura sobre carreiras foi enriquecida devido ao desenvolvimento do conceito de carreiras sem fronteiras. No entanto, a idéia de ausência de fronteiras pode ser considerada imprecisa, porque fronteiras continuam a existir. Este trabalho procura contribuir para o entendimento das novas fronteiras das carreiras sem fronteiras. Para t
Organ. Soc.. Publicado em: 2010-06
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9. Os DJs da perifa : música eletrônica, mediação, globalização e performance entre grupos populares em São Paulo
Com objetivo de contribuir para a compreensão antropológica da experiência urbana nas grandes cidades contemporâneas, este estudo aborda o tema da construção e reconstrução das trajetórias individuais e coletivas entre grupos populares, dialogando com a literatura contemporânea das Antropologias da Performance, Música, Globalização, Prática e U
Publicado em: 2008
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10. Viola minha viola: a obra violonística de Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928), na cidade de São Paulo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo central, analisar a obra violonística do paulistano Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928). Para tanto, refletiremos inicialmente sobre os aspetos teórico-metodológicos que serviram de referência para este trabalho de pesquisa, onde História e Música dialogam com freqüência Em seguida, destacaremos sua tr
Publicado em: 2007
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11. Campos Organizacionais em Transformação: O Caso do Jazz Americano e da Música Popular Brasileira
A teoria Neo-Institucional define Campos Organizacionais como espaços onde atores compartilham regras, esquemas interpretativos e consentem com as instituições estabelecidas. A partir dessa perspectiva, espera-se que as formas sociais sejam adotadas e difundidas pelos membros do campo. Essa visão de campo tem sido expandida para dar conta dos conflitos e
Publicado em: 20/04/2006