Cinema Brasileiro Aspectos Sociais
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
Esta dissertação tem como objeto de estudo os filmes do Cinejornal Brasileiro produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Compreendendo que o esporte sempre foi utilizado por diversos governos como elemento aglutinador, este estudo se concentra nos cinejornais com a temática esportiva e também sobre o melhoramento d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
-
2. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
Este estudo faz a análise fílmica dos longa-metragens 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) e Cidade de Deus (2002), buscando verificar se existem diferenças entre os diferentes olhares sobre determinados grupos (classe média e moradores da favela) sociais e entre estes e o olhar desses grupos sobre si mesmos. Os filmes em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
3. Procurando caminhos, revelando descaminhos: o consumo de filmes entre jovens estudantes da rede estadual fluminense
O presente trabalho tem por objetivo conhecer a cultura cinematográfica de jovens estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Para tanto, analisa o contexto em que se formam espectadores e investiga seus hábitos, práticas e demandas de consumo. Procurou-se levantar e sistematizar dados sobre as formas como esse público escolhe e se apropria
Publicado em: 18/04/2011
-
4. Cinema and society : about the military dictatorship in Brazil / Cinema e sociedade : sobre a ditadura militar no Brasil
De 1979 aos dias atuais, a ditadura militar fez-se presente em um número significativo de obras fílmicas. Analisar essa produção cinematográfica é examinar como está sendo ressignificado o passado, quais questões estão sendo obliteradas, que ambiguidades e tensões perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. Esta pesquisa propõe-se a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
-
5. Ei, broto, vamos ao cinema?: o Cine-teatro Irapuã e a sociabilidade em Itororó-BA nas décadas de 60 e 70
Esta dissertação teve como objetivo mais amplo refletir sobre a dinâmica e importância que o cinema teve na sociabilidade da cidade de Itororó, Bahia, nas décadas de 60 e 70 do século XX. Seu foco mais específico recaiu sobre o Cine-teatro Irapuã que, dentre as várias salas de cinema existentes na cidade, destacou-se no imaginário e memória daque
Publicado em: 2009
-
6. O imaginário do produtor cinematográfico do tipo comunicativo : um estudo do espaço audiovisual do Brasil
Esta pesquisa pretende estudar a produção cinematográfica no Brasil e seu protagonista, o produtor. Com um embasamento teórico que compreende o cinema como um elemento social e coloca em destaque o imaginário, por esse ser o cimento das relações sociais, realizamos um estudo sobre o espaço audiovisual brasileiro e a atuação dos produtores do tipo c
Publicado em: 2007
-
7. Melodrama e NaÃÃo no Cinema Brasileiro dos Anos 1940 / Melodrama and Nation on Brazilian Cinema of the Forties
I wanna to realize an approach about brazilian film production linked with Estado Novo values. The movies are the feature films Birds without Nest (1939) by Raul Roulien, Clay (1940) by Humberto Mauro and Forbidden Romance (1944) by Adhemar Gonzaga. My key matter is to show the easy or difficult relations of those ideological values with the melodramatic str
Publicado em: 2007
-
8. Cinema e geografia : a idealização do rural
O presente trabalho tem por objetivo analisar duas películas fílmicas, que retratam os movimentos de resistência dos insurgentes da história brasileira. Os filmes analisados são “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, produzido em 1969 e “Cabra Marcado Para Morrer”, (1964 – 1984) de Eduardo Coutinho. Ambas as pelícu
Publicado em: 2007
-
9. Em cartaz : o cinema brasileiro produzindo sentidos sobre escola e trabalho docente
Esta tese analisa como o cinema brasileiro, produzido nesta cultura narrada como mais inclinada aos processos de hibridização, representa a escola e o trabalho docente no contexto de dezessete filmes brasileiros. A discussão e a análise empreendidas nesta pesquisa foram gestadas na perspectiva dos Estudos Culturais pós-estruturalistas, especialmente aqu
Publicado em: 2007
-
10. A study of the cinematographic narratives about the military dictatorships in Brazil (19641985) and in Argentina (19761983) / Um estudo das narrativas cinematográficas sobre as ditaduras militares no Brasil (19641985) e na Argentina (19761983)
De que modo o cinema elabora a ditadura brasileira de 1964-1985 e a argentina de 1976-1983? Como os filmes constroem discursos imaginativos sobre a experiência ditatorial nestes países? Neste trabalho, são discutidos e analisados filmes brasileiros e argentinos produzidos entre 1985 e 2005 que focalizam os respectivos períodos ditatoriais. Estes filmes s
Publicado em: 2007
-
11. Boca do lixo : cinema e classes populares
Este trabalho propõe-se a tratar de aspectos da história social da indústria cinematográfica da Boca do Lixo, no quadro geral do Cinema Brasileiro, nos 1970, tendo como ambiente político o regime militar com a repressão e a censura, por um lado, e os incentivos econômicos e a legislação protecionista por outro. Através de entrevistas procura-se tec
Publicado em: 2002