Cinema Cientifico
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Films as an Educational Resource in the Teaching of Humanistic Attitudes to Medicine Students
RESUMO Introdução A educação médica contemporânea prioriza o desenvolvimento de conhecimento científico e habilidades técnicas, associados a atitudes profissionais. Atitudes são componentes da habilidade afetiva e influenciam a prática médica, por isso devem ser ensinadas sistematicamente durante a graduação. A utilização de filmes como recur
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 13/01/2020
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2. Documentários médico-científicos coloniais e a legitimação de um estado ideal na Espanha pós-guerra
Resumo O artigo explora o papel de práticas e discursos em saúde e cinema na construção e legitimação das estratégias do regime fascista de Franco na Espanha. A análise de cinco documentários médicos coloniais produzidos na década de 1940 explora a relação entre as práticas de comunicação de massa e os processos de produção, circulação e
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 08/12/2016
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3. O CINEMA CIENTÍFICO NA ARGENTINA DE PRINCÍPIOS DO SÉCULO 20: ENTRE A PEDAGOGIA E O ESPETÁCULO
ResumoOs primeiros filmes científicos argentinos foram, majoritariamente, produzidos por encomenda e rodaram nas mesmas companhias produtoras e com algumas das mesmas estratégias formais, temáticas e de mercado do cinema comercial. Assim, distante de constituir um material acessível apenas para especialistas, estes filmes foram projetados, com frequênci
Hist. Educ.. Publicado em: 2015-12
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4. Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico.
Cad. CEDES. Publicado em: 2014-04
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5. Comunicação, cultura e linguagem
"Os artigos apresentados neste volume da coleção “Desafios Contemporâneos” têm como objetivo refletir sobre os problemas atuais que marcam o diálogo com o campo acadêmico e científico da Comunicação. Os 18 artigos reunidos aqui contemplam a área de Comunicação e envolvem diferentes linhas de pesquisa. A iniciativa teve como fim expor não apenas as discussões gerais sobre o campo, mas também a experiência singular e atuante dos pesquisadores da Unesp dedicados ao estudo da Comunicação. Três eixos nortearam a organização dos artigos. O primeiro, “Múltiplas formas de linguagem e produção de sentido”, reúne textos que investigam o campo da produção, da circulação e do funcionamento e das estruturas da linguagem nas diversas mídias e nas suas tipologias textuais. “Políticas e estratégias da Comunicação” trata dos processos e fluxos de comunicação no mundo atual e sua relação com a política na sociedade. Já o terceiro eixo, “Relações socioculturais e suas manifestações na esfera da indústria cultural e das mídias digitais”, analisa as dimensões dos processos, da difusão e da recepção dos produtos midiáticos em sua relação sociocultural. Entre os temas abordados estão a comparação entre as linguagens jornalística e publicitária, a censura judicial à liberdade de imprensa, o desafio teórico-metodológico na aplicação da antropologia interpretativa ao campo da comunicação, conjunturas e desafios da educação superior em comunicação no Brasil, a focalização da vida operária no cinema de Leon Hirszman pelo filme Eles não usam black-tie, entre outros."
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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6. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço
Quando se fala em usar ficção científica em aulas de física, o filme 2001: uma odisseia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, aparece como referência mais ou menos obrigatória. Nosso objetivo é argumentar que o interesse da comunidade de educadores em física por esse filme é consequência de uma escolha narrativa de Kubrick e de Arthur Clarke, o
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2013
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7. A construção do medo no cinema à luz do estranho familiar: uma abordagem semiótica
O objeto de estudo desta dissertação é o suporte midiático do cinema materializado em ficção fílmica, cuja construção é entendida como uma função comunicativa capaz de gerar efeitos de sentido. De forma mais específica refere-se à identificação dos modos utilizados no cinema para elaborar seqüências fílmicas com capacidades sugestivas para
Publicado em: 2011
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8. Literatura de ficção-científica no cinema : a transposição para a mídia fílmica de A Máquina do Tempo de H. G. Wells
Esta dissertação realiza uma análise do livro A Máquina do Tempo, escrito por H.G. Wells em 1895, e sua transposição fílmica homônima realizada por George Pal em 1960 dentro do escopo do gênero ficção-científica. São analisadas as mudanças que foram realizadas no processo de transposição da literatura para o cinema. Este trabalho discute inic
Publicado em: 2010
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9. O que estamos fazendo? Da atualidade de A Condição Humana, de Hannah Arendt / What are we doing? The actuality of The Human Condition, Hannah Arendt
A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a atualidade à luz dos conceitos apresentados por Hannah Arendt em A Condição Humana, obra que, definindo o homem como ser condicionado, examina as categorias da vida ativa trabalho, fabricação e ação e sua localização no mundo. Meio século após o lançamento do livro, a reflexão empreendi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/08/2009
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10. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de 'encontrar erros em filmes'
Obras de ficção científica têm sido apontadas como um recurso importante para o ensino de ciências. Entretanto, mais do que um possível recurso didático para facilitar o aprendizado de ciências, a ficção científica constitui por si só uma modalidade de discurso sobre a ciência na medida em que expressa, por meio do cinema e da literatura, intere
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2009-12
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11. A dimensão ética do cinema de Walter Salles: hospitalidade, religação e perdão
Destacando a relevância das transformações do discurso político no cinema brasileiro atual, este estudo empreende uma análise da dimensão ética do cinema de Walter Salles. Para tal, partimos de três filmes longa-metragem do diretor: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado. Os filmes selecionados compõem os destacados capítulos da
Publicado em: 2009
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12. Urbanidade Vira-Lata - sociospatial segregation and urban imaginary in the brazilian cinema / Urbanidade vira-lata: segregação sócio-espacial e imaginário urbano no cinema brasileiro
A segregação sócio-espacial - em sua definição, a configuração urbana resultante do conjunto de determinações e práticas que dividem e fragmentam a sociedade em parcelas e a cidade em localidades - é marca do desenvolvimento urbano no Brasil, acentuada nos tempos atuais. Os mecanismos ideológicos e práticos que são desenvolvidos pelos aparelhos
Publicado em: 2008