Cinema De Invencao
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. O legado modernista: recepção e desdobramentos nas décadas de 1960 e 1970
RESUMO Ao longo dos últimos 100 anos, o ideário modernista foi objeto de numerosas releituras, atualizações e revisões críticas. A partir de meados do século XX, artistas de diversos campos - literatura, teatro, cinema, artes visuais e canção popular, entre outros - tomaram as vanguardas da década de 1920 como matrizes de invenção e pensamento, q
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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2. Juventude(s) periférica(s) e subjetivações: narrativas de (re)existência juvenil em territórios culturais
Resumo Este artigo apresenta certas linhas singulares de subjetivação experimentadas pela juventude enquanto produção estético-cultural que configura a periferia como território existencial. Pretendemos contribuir para a discussão da relação entre hierarquização socioespacial das cidades e os processos de subjetivação de forma crítica aos proce
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 20/12/2019
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3. DOGMA FEIJOADA A INVENÇÃO DO CINEMA NEGRO BRASILEIRO
A finalidade deste artigo é analisar aspectos do Dogma Feijoada, um movimento de diretores e profissionais negros do audiovisual de São Paulo que, desde o final da década de 1990, preconizava a necessidade de ressignificar as imagens e representações sobre o negro no cinema brasileiro. A partir do lançamento do manifesto Dogma Feijoada, em 2000, escrit
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 07/12/2017
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4. Fazendo arte e cinema (ou “quasi-cinema”) com Hélio Oiticica.
Resumo De 1959 a 1966, Andreas Valentin foi aluno de Hélio Oiticica, que lhe ensinou técnicas de pintura, colagem com objetos encontrados e como preparar suas próprias tintas utilizando pigmentos industriais, terra, areia e cola PVA. Essas aulas eram mais um campo para a invenção e a experimentação na própria obra de Oiticica. Reencontraram-se em 197
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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5. O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças
Resumo O artigo pensa, sob o ponto de vista pedagógico, as produções cinematográficas endereçadas às crianças. O que motiva cineastas a produzirem obras cinematográficas para as crianças? O que as crianças aprendem quando veem um filme? Todo filme infantil é um filme educativo? O que caracteriza um filme educativo? Para trabalhar essas questões,
Pro-Posições. Publicado em: 2015-12
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6. Câncer: filme menor que inventa um povo
Neste artigo, procuramos trabalhar com duas articulações centrais: o problema do menor e a invenção de um povo. Colocamo-nos com as imagens da obra em questão, Câncer (1968-1972), de Glauber Rocha, matéria plástica e sonora que guia o percurso aqui traçado. A análise é movimentada, sobretudo, pelas potências das imagens, pensadas como um composto
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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7. A invenção de chacinas escolares: das representações psi às rotas de fuga
A partir da ideia deleuziana de que o cinema possibilita a ativação e a potencialização do pensamento, este estudo se movimenta entre as representações de chacinas escolares inventadas pelo filme Elefante (Gus Van Sant, EUA, 2003) e pela revista Veja (ed. 2.212, n. 15, 13 abr. 2011). Ao evidenciar as diferenças dos modos como Elefante e Veja inventam
Educ. Real.. Publicado em: 2014-03
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8. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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9. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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10. Invention of the possible. / Invenção do possível: o uso e a produção de filmes nas aulas de história
O presente trabalho é resultado de uma experiência pedagógica sobre a utilização e a produção de filmes nas aulas de História, realizada entre os anos de 2007 e 2008, com alunos do 9o ano do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de São Paulo. Durante este período, a produção cinematográfica foi utilizada de duas maneiras: como ob
Publicado em: 2010
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11. Representações cinematográficas “ensinando” sobre o índio brasileiro : selvagem e herói nas tramas do império
Esta Tese analisa as representações de índio brasileiro em sete narrativas fílmicas da produção nacional a partir de 1970: Como era gostoso o meu francês, Avaeté. Semente da vingança, O Guarani, Hans Staden, Caramuru. A invenção do Brasil, Tainá. Uma aventura na Amazônia e Tainá 2. A aventura continua. À luz dos Estudos Culturais em Educação
Publicado em: 2010
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12. Vida e arte e educação e(m) criações / Life and art and education and/in creation
... e pela criação se resiste educação. Explorar na arte o conceito de resistência e fazer conexões com a vida singular, não orgânica. No entre virtualidade e singularidade enquanto potência de criação, compor com imagens na/pela linguagem. Na confluência entre os planos conceitual e de composição, movimentar sentidos de uma vida singular, de f
Publicado em: 2010