Cinema Distribuicao
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Imagens selvagens”
Resumo Contemporaneamente, a produção audiovisual cumpre destacado papel na composição do campo da cultura visual. Assim, consideramos a dimensão das políticas públicas como elemento fundamental na composição da produção visual, na medida em que são elas que organizam os modos de produção, circulação e distribuição desse campo. O presente a
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
2. O Fundo Setorial do Audiovisual e as políticas audiovisuais: interfaces com os estudos de cultura visual
Resumo Contemporaneamente, a produção audiovisual cumpre destacado papel na composição do campo da cultura visual. Assim, consideramos a dimensão das políticas públicas como elemento fundamental na composição da produção visual, na medida em que são elas que organizam os modos de produção, circulação e distribuição desse campo. O presente a
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
3. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)
Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentári
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
-
4. Cartografias das margens: estudos sobre a produção experimental dos cinemas argentino e brasileiro
RESUMO Entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte, diversos filmes produzidos por jovens cineastas na Argentina e no Brasil radicalizaram a ruptura com a linguagem narrativa clássica e com as estruturas de produção e distribuição, sendo por isso nomeados como Cinema Underground (Argentina) ou Marginal (Brasil). Pouco vistos na épo
Alea. Publicado em: 2018-08
-
5. A presença do filme nacional nas salas de cinema do Brasil: um estudo sobre a codistribuição
Resumo O mercado de cinema no Brasil tem apresentado uma dinâmica de crescimento nos últimos anos. Recentemente, a codistribuição, i.e., a distribuição de um filme feita por duas ou mais empresas ao mesmo tempo tem sido uma estratégia mais frequente. O objetivo deste artigo é analisar as diferentes formas de atuação no mercado de codistribuição d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
-
6. Mapeando as relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela ótica da teoria de redes
Resumo A formação de redes entre empresas e stakeholders do setor de comunicação com os ambientes de interesse da atividade econômica se destaca como tema de interesse na área. Assim, o presente artigo se propõe a mapear e analisar as interações sociais na produção e distribuição cinematográfica no Brasil, apresentando as relações em rede com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2018-01
-
7. CINEMA COMO ARTE OU ENTRETENIMENTO: UMA VISÃO DE SEUS REALIZADORES E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE SUAS PRODUTORAS.
RESUMO Esse trabalho abrange uma visão crítica sobre cinema como peça artística ou mercadológica estabelecendo uma relação com as características estruturais das produtoras. A pesquisa objetiva entender as formas como as empresas de cinema do Rio Grande do Sul se estruturam procurando uma correspondência com o tipo de cinema produzido. Para caracter
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2017-08
-
8. O Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, no cinema: a distribuição e exibição do filme de João Botelho
RESUMO O objetivo desse artigo é analisar o plano de distribuição e exibição doFilme do desassossego, do cineasta português João Botelho, com base no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa. A iniciativa configurou um sistema incomum de difusão cinematográfica, por assentar-se na exibição do filme em cineteatros e auditórios municipais em uma i
Tempo soc.. Publicado em: 2015-12
-
9. Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson
O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utiliz
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
10. Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
O objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva - produção, distribuição e exibição - e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice
Nova econ.. Publicado em: 2014-12
-
11. A produção de documentário no Rio Grande do Sul na visão dos realizadores
Em um universo de mais de 70 realizadores audiovisuais identificados em um mapeamento que buscou catalogar a produção de documentários no Rio Grande do Sul entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionados 11 documentaristas para que, a partir de entrevistas semi-estruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam sobre a produção, distribuiç
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2013-12
-
12. Cineclub circuit: transits audiovisual / Circuito Cineclube: trânsitos audiovisuais
Conforme os percursos que fiz, buscarei mostrar que as práticas cineclubistas se ampliaram em consonância com o alargamento das possibilidades de criação videocinematográficas propiciados pelos avanços da tecnologia da imagem e de sua popularização a partir dos anos 2000, sem se afastar dos seus sentidos iniciais que são a democratização do audiov
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012