Cinema Queer
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Uma hermenêutica de sexualidades anti-identitarias no cinema argentino contemporâneo
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar cinco expoentes do cinema argentino contemporâneo à luz de elementos aportados da matriz conceitual da Teoria Queer, principalmente da tradição Butleriana, para localizar a possibilidade de um erótico fora dos limites impostos pelo heteronorma e a classificação das identidades.
Sex., Salud Soc. (Rio J.). Publicado em: 2018-04
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2. Encontros com a crítica
Resumo O mais recente livro lançado por Denilson Lopes, professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ, propõe-nos um debate em relação à crítica, no objeto que lhe é caro, o cinema. Porém, há em seus ensaios, fazendo referência às suas predileções, algo que cabe às obras audiovisuais de forma mais ampliada, e que está na ordem do afet
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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3. “Como cheguei a ser o que sou”? Uma estética da torção em filmes das décadas de 60 e 70
Resumo O artigo analisa as potencialidades políticas e teóricas da linguagem cinematográfica com enfoque nos modos como expressa e recria a relação entre sexualidade e diferenças de gênero. Na qualidade de produtos culturais, os três filmes analisados – A Casa Assassinada (1972), Sunday, Bloody Sunday (1971) e Les Amitiés Particulières (1964) –
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-04
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4. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde
Este ensaio aborda as produções artísticas de um coletivo colombiano chamado Mujeres Al Borde e busca descrever algumas de suas atividades e as maneiras como produzem e articulam relações entre arte, ativismo e produção audiovisual, abordando aí gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O trabalho trata das relações transnacionais desse col
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-04
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5. Fortunas y adversidades del revisionismo: cine queer y Contracorriente
Revisionism and its metaphors seem to be a sign of the times. All throughout contemporary cultural production certain approaches are all too present: homages, pastiches, bricolages, parodies, appropriations, rewrites, among others. Not surprisingly, revisionist cultural genres have gain predominance, and specifically in cinema, the revisionist western-genre
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-08
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6. A película do desejo: a subversão das identidades queers no cinema de Pedro Almodóvar
Esta tese argumenta a idéia do cinema de Pedro Almodóvar como produtor de novos significados e práticas discursivas a respeito de identidades, gêneros e sexualidades. O objetivo é desconstruir os conceitos normativos sobre a condição biológica dos corpos como fator determinante dos gêneros e sexualidades, bem como sua condição a-histórica, perman
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
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7. Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, culturais, sociais e sexuais do nosso país. Busco efetuar a análise dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o cine
Publicado em: 2010
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8. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
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9. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
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10. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade
Neste artigo traço um breve panorama do crescimento e diversificação dos festivais GLBT de cinema e da visibilidade gay. A análise está centrada nas transformações que configuraram uma nova cinematografia denominada, no início dos anos 1990, de queer movie (Rich, 1991). Desde a pioneira edição de um festival de cinema gay e lésbico, em São Franci
Cadernos Pagu. Publicado em: 2007-06
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11. Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade
A heterossexualidade não é natural, ela é uma condição culturalmente construída que precisa ser constantemente reiterada de modo a ‘normalizar’ os sujeitos. Esta pesquisa assume tal premissa como seu fundamento. No que se refere à perspectiva analítica, alinho-me aos Estudos Culturais em sua vertente pós-estruturalista e recorro a formulações
Publicado em: 2007