Circo Teatro
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. IMPROVISAÇÃO: NEM JAZZ, NEM TEATRO, MAS METAMORFOSE ITINERÁRIA
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
-
2. Duarte, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 09/12/2019
-
3. Narrativas Midiáticas sobre a relação entre corpo e jogos olímpicos nas décadas de 1890 e 1900
Resumo: Os jogos olímpicos apresentavam-se ao habitante do Rio de Janeiro das décadas de 1890 e 1900 como algo além do esporte. Circo, teatro e cinema eram espaços culturais onde aqueles eventos podiam ser assistidos, como os jornais da época anunciavam. As Olimpíadas do Comitê Olímpico Internacional também eram noticiadas, porém disputavam a aten�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 01/08/2016
-
4. Da Imagem à Cena: o palhaço fotógrafo e o registro do circo-teatro
RESUMO Este artigo trata do registro, a princípio registro fotográfico e depois escrito, realizado pelo palhaço Cadilac e evidencia a forma de atuação nos pequenos circos mambembes e o início de uma troupe circense, no período entre 1950 e 1970. A pesquisa, concluída em fevereiro de 2012, teve como resultado final a dissertação na área de Artes C�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
-
5. O som ouvido visto e sentido: o repertório sonoro da cena teatral e a dramaturgia sonora dos espetáculos do Circo Teatro Udi Grudi
This dissertation presents an analysis regarding the sonorous repertoire within the theater ambit and how it can become the conductor in a dramaturgy. This analysis runs through the importance and functions of the sound repertoire in the theatrical ambit as well as other aspects of the subject. The explanation on the subject is discussed from a study about t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
-
6. Mixing cultures in the circus - Circus-theater and cultural circularity in São Paulo (1930-1970) / Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970
O circo-teatro, presente na paisagem urbana de São Paulo em todo o século XX, constituiu-se em espetáculo popular baseado na hibridização cultural, com elementos da cultura erudita e da cultura de massa. Por sua vez, essas duas se apropriaram do discurso circense, num processo evidente de circu-laridade cultural.
Publicado em: 2009
-
7. Circo Di Monza – Teatro Biriba/Geraldo
Parte do livro:Circos e palhaços brasileiros
Autor(es): Bolognesi, Mario Fernando
Editora UNESP. Publicado em: 2009
-
8. Da discussão "clown ou palhaço" às permeabilidades de clownear-palhaçar
Este trabalho aborda a discussão sobre a diferenciação entre os termos "clown" e "palhaço". Inicialmente, contextualizamos e destacamos as seguintes desconfianças mútuas: o não reconhecimento sobre as competências e as metodologias de cada um; a negação inicial das referências circenses pelos freqüentadores dos cursos; a idéia de que o "palhaço
Publicado em: 2009
-
9. The dramaturgy of the circus : conformation, persistence and transformations / A dramaturgia circense : conformação, persistencia e transformações
This work shows a study of the evolution of Circus Theater in Brazil, considering the elements that define and interfere in its physical and aesthetical structure, its internal and external relations during the period from 1870 and 1970 decades. From this survey and its critical appreciation, we proposed the hypothesis of the function of dramathurgy, here co
Publicado em: 2009
-
10. Da rua ao picadeiro:Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social.
The object of study of this dissertation is the Social Circus, a phenomenon in which the circus is used as a means for the formation, education and social inclusion. This practice appeared in the beginning of the nineties, being mainly proposed by Non Governmental Organizations. This practice that brought about a new circus organization providing the develop
Publicado em: 2009
-
11. Circos e palhaços brasileiros
Circos e Palhaços Brasileiros apresenta, em forma de catálogo, documentação iconográfica e escrita de alguns circos brasileiros e seus palhaços. De outubro de 1997 a julho de 2000 foram visitados diversos circos, em várias regiões do país, com o objetivo de documentar o universo dos palhaços, dentro e fora do picadeiro. Além do resgate do seu repertório cênico (entradas, esquetes, comédias e dramas), foram incluídos neste registro os recursos materiais dos circos (pequenos e grandes), os palhaços no circo-teatro, os palhaços de palco, os tapa-buracos dos circos grandes, o papel do palhaço nos espetáculos dos pequenos circos, a quantidade e qualidade do repertório encenado, as opiniões dos artistas acerca da profissão etc.
Autor(es): Bolognesi, Mario Fernando
Editora UNESP. Publicado em: 2009
-
12. Os Dramas de José Carvalho: ecos do melodrama e do circo-teatro no sertão baiano.
Esta pesquisa investiga os dramas do bonfinense José de Souza Carvalho (1910-1974) como repercussões do melodrama e do circo-teatro no sertão da Bahia. Trata-se de um estudo de caso que revela o repertório deste artista e seus procedimentos metodológicos, buscando referências das influências sofridas por ele com o auxílio de uma pequena caracterizaç
Publicado em: 2008