Comico Na Literatura
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Um ser tão misturado: estudo sobre o filme Sagarana, o Duelo / A being so mixed: study of the movie Sagarana, o Duelo
A dissertação objetiva aprofundar os estudos sobre o filme Sagarana, o Duelo, do cineasta mineiro Paulo Thiago, por meio de aproximações e rupturas com a matriz literária, o conto Duelo, do livro Sagarana, contribuindo para a reflexão da obra de Guimarães Rosa em outras linguagens. Preterindo a concepção de fidelidade da adaptação, a pesquisa most
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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2. O Decamerão de Jorge Furtado: adaptação e comédia na TV / O Decamerão de Jorge Furtado: adaptação e comédia na TV
Esta dissertação abrange as áreas de Ficção televisiva, Literatura e Produção de sentido, e tem o intuito de realizar um processo de análise e interpretação discursiva da adaptação audiovisual do livro Decamerão, de Giovanni Boccaccio, veiculada em 2009, pela Rede Globo. A microssérie Decamerão: a comédia do sexo é um projeto do diretor Jorg
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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3. A cartomante: uma tragicomédia machadiana
As narrativas de Machado de Assis incluem-se na tradição literária da ficção tragicômica. A mistura dos estilos trágico e cômico que caracteriza seus textos principais torna a literatura brasileira nova por meio da ironia de uma enunciação paródica, que inverte as significações usuais das representações burguesas. Em "A cartomante", Camilo, Ri
Machado Assis Linha. Publicado em: 2012-06
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4. A sátira de Saltykóv-Schedrin em História de uma Cidade / The satire of Saltykov-Schedrin in \"Histoty of a town\"
Este trabalho inclui a tradução e análise do romance História de uma cidade (1869) do escritor russo Mikhail Evgráfovitch Saltykov-Schedrin (1826-1889). Trata-se de uma obra essencialmente satírica e paródica, que descreve os governantes e o povo de um local fantástico, onde o desvario e o despotismo daqueles conjugam-se com a ignorância e a passivi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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5. Natsume Sôseki - o olhar felino sobre as múltiplas faces do homem de Meiji / Natsume Sôseki: feline \ slook about the multiple of the man of the Meiji period
O romance Eu sou um Gato, do escritor japonês Natsume Sôseki, publicado entre 1906 e 1907, é marcado basicamente pela critica ao regime em voga, período Meiji (18681912) no Japão e seus costumes sociais. Entretanto, sua construção baseia-se em técnicas pouco utilizadas na época, pois o autor mescla influências dos romances naturalistas ocidentais �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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6. A intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassuna
Este trabalho tem como tema a relação intertextual entre peças teatrais de Plauto, Molière e Suassuna estabelecida a partir da recorrência de temas e de caracteres desenvolvidos pelo comediógrafo romano na composição da comédia clássica. Para a contextualização das comédias na história e na literatura, foi abordada a questão do riso e do cômi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. Citação e alusão nas crônicas machadianas: estratégias de ler e escrever pelo avesso
Esta dissertação tem como tema a citação e a alusão na crônica machadiana. Objetiva-se estudar o circuito do Sermão da Montanha como estratégia de leitura e de escritura no processo de aludir e citar, tendo na inversão da fonte por ironia ou paródia sua força de reescritura afinada com o sério-cômico de linhagem luciânica. Cinco crônicas foram
Publicado em: 2010
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8. Experimentalismo e transgressão na Grammatica portugueza pelo methodo confuso de Mendes Fradique
A presente pesquisa tem como objetivo mostrar em que medida o autor Mendes Fradique, em sua obra Grammatica portugueza pelo methodo confuso, transita livremente pelo cômico, pelo nonsense e pelo experimentalismo, revelando significativa independência em relação aos movimentos literários organizados, além de antecipar formas de expressão literária que
Publicado em: 2009
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9. Estudo das estratégias lingüístico-discursivas do risível em Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon de José Cândido de Carvalho
O objetivo desta dissertação é estudar as estratégias lingüístico-discursivas do risível em Porque Lulu Bergatim não atravessou o Rubicon de José Cândido de Carvalho. A obra reúne dezenas de contos curiosos sobre o interior do país. Escritas de forma bastante característica, as narrativas apresentam personagens divertidos envolvidos em situaçõ
Publicado em: 2008
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10. Olhar em terra de cego: a visualidade em Ensaio sobre a Cegueira
Olhar em terra de cego: viagens na visualidade do Ensaio sobre a Cegueira é um ensaio literário, fruto da experiência de alguns olhares a respeito do Ensaio sobre a Cegueira (1996), mostrando uma tendência estética moderna em diálogo com a barroca, discutindo temas ligados à História das Mentalidades. Os capítulos assim estão dispostos: o primeiro
Publicado em: 2008
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11. Anarchic desires : deconstructing sexual and moral representations in Joe Orton's entertaining mr. sloane
A presente dissertação tem como objetivo apresentar uma leitura da peça Entertaining Mr. Sloane do dramaturgo inglês Joe Orton, investigando de que formas os artifícios literários são construídos para interromper as representações normativas sobre sexualidade e moralidade. Na obra de Orton, os comportamentos e discursos das personagens ignoram auto
Publicado em: 2008
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12. A presença de Shakespeare na obra de Machado de Assis: a construção das dimensões trágica e cômica em "Quincas Borba"
A proposta deste trabalho é o estudo das dimensões trágica e cômica no romance Quincas Borba, de Machado de Assis. A partir do diálogo com o dramaturgo William Shakespeare, especificamente, com a peça Hamlet, o príncipe da Dinamarca, e do uso da ironia dramática, em primeiro momento, procuramos compreender o efeito cômico promovido por esse diálogo
Publicado em: 2007