Conservatorio Musical
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Formação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia
Esta dissertação teve como tema a formação e atuação profissional de músicos de nível técnico sob a óptica da reforma da Educação Profissional, que apontou como uma de suas metas oferecer ao ensino profissionalizante, no Brasil, uma relação mais aproximada com os avanços tecnológicos e demandas atualizadas do mercado de trabalho. A pesquisa t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2012
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2. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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3. CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PONTA GROSSA: (RE) PRODUÇÃO CULTURAL E DISTINÇÃO SOCIAL (1971-1995)
Esta dissertação analisa o projeto cultural e educacional do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves (CDM) no período circunscrito entre 1971 e 1995, enfatizando os aspectos que determinaram o processo de sua fundação, bem como os agentes sociais (intelectuais) que o organizaram. Apoia-se nos autores da História Cultural para pr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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4. Antes de começarem as aulas: polêmicas e discussões na criação do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo
O Conservatório Dramático e Musical de São Paulo foi fundado em 1906, fruto da iniciativa de vários músicos do Estado de São Paulo. O caminho para sua fundação foi de conflitos, lutas e opiniões divergentes, mas também de associações e objetivos comuns. O objetivo deste artigo é ressaltar esta trajetória, procurando destacar sua intima ligaçã
Per musi. Publicado em: 2010
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5. Implementar uma institução de formação musical : uma história do Conservatório de Música Joaquim Franco, Manaus/AM
Esta pesquisa teve objetivo investigar o processo de criação e a trajetória do Conservatório de Música Joaquim Franco (CMJF), em Manaus/AM. Esta instituição foi criada pelo Governo do Estado do Amazonas, no ano de 1965, por iniciativa de um pequeno núcleo de pessoas. Foi transferida para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 1968, e transform
Publicado em: 2010
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6. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo / Flausino Vale and Marcos Salles : influences of Franco-Belgian School on Brazilian works for solo violin
Marcos Salles (1885-1965) e Flausino Vale (1894-1954) compuseram para violino desacompanhado no início do século XX, possivelmente inaugurando a escrita sistemática para violino solo por brasileiros natos. Obras destes dois amigos violinistas são aqui divulgadas, identificando-se a influência da escola franco-belga na história técnica e literária do
Publicado em: 2010
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7. Conteúdos programáticos para formação em curso técnico de performance pianística: Conservatório Estadual De Música Cora Pavan Capparelli / Syllabus for training in technical course of piano performance: State Conservatory Of Music Cora Pavan Capparelli
O presente trabalho de pesquisa relaciona-se com o tema dos programas de ensino pianístico. Tem como foco a insatisfação e os conflitos gerados entre professores e alunos no processo de aprendizagem do piano. Sendo assim, esta investigação está direcionada para o estudo da não correspondência entre os conteúdos programáticos exigidos no curso técn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2009
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8. Conservatórios musicais de Londrina : um estudo em história da educação 1930-1965
Londrina is a city with intense musical manifestations as a consequence of its festivals, orchestras and formation of internationally acknowledged musicians. In face of such a characteristic, this present work intends to present the educational background of the first conservatories of music in the city that formed the local musicians from 1930 through 1965
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/03/2009
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9. Representacoes sociais sobre praticas de ensino e aprendizagem musical : um estudo etnografico entre congadeiros, professores e estudantes de musica
Esta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em dois cenários, social e culturalmente diferenciados de ensino e aprendizagem de música. Inseri-me no contexto ritual do Congado e no contexto institucional do Conservatório de Música, ambos localizados na cidade de Uberlândia, MG, entre os anos de 1995 e 1997. A proposta de lançar um olhar antropoló
Publicado em: 2009
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10. Conteúdos programáticos para formação em curso técnico de performance pianística: Conservatório Estadual De Música Cora Pavan Capparelli / Syllabus for training in technical course of piano performance: State Conservatory Of Music Cora Pavan Capparelli
This research work has a relation with the theme of the pianistic teaching programs. Its focus is the dissatisfaction and conflicts produced between teachers and students in the piano learning process. According to the situation, this investigation is directed to the study of none correspondence between scheduled subjects required at the Cora Pavan Capparell
Publicado em: 2009
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11. A PRESENÇA DE JEAN FRANÇOIS DOULIEZ NA MÚSICA EM GOIÁS / The presence de Jean François Douliez in music in Goiás
Esta dissertação enfoca a trajetória de vida do Maestro belga Jean François Douliez, particularizando o período em que viveu em Goiânia, onde, identificando-se com as necessidades culturais e musicais, atuou de forma multifacetada e competente, como educador, arranjador, compositor, maestro e intérprete. Com base na documentação obtida em acervos p�
Publicado em: 2008
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12. O Centro de Documentação Musical da UFPel no horizonte da multidisciplinaridade: articulações entre musicologia histórica, gestão patrimonial e memória institucional
Esse artigo pretende apresentar o programa de memória do Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas (CDM-UFPEL), no qual se articulam a pesquisa em musicologia histórica, a gestão do acervo histórico do Conservatório de Música de Pelotas (CM-UFPEL) e o estudo de memória institucional. A pesquisa e organização dos suportes de
História (São Paulo). Publicado em: 2008