Contexto Instrucional
Mostrando 1-12 de 43 artigos, teses e dissertações.
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1. CURRICULAR MATERIAL, CONTENT FAMILIARITY AND TOPIC INTEREST IN INTERACTION: INSIGHTS FROM SPANISH AS A SECOND LANGUAGE PEDAGOGIC MATERIAL
RESUMO Nesta investigação reportamos resultados de um estudo de caso qualitativo centrado no contexto do ensino do espanhol como língua estrangeira no Chile. Com o objetivo de explorar a relação entre as características do material curricular, a familiaridade com o tema e o interesse pelo tema na tarefa de leitura, foram recolhidos dados de sessenta e
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
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2. DOCENTES, TAREFAS E ALUNOS NA DEFINIÇÃO DE COMPROMISSO: PESQUISANDO A SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO: O artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida com alunos e docentes do Ensino Fundamental na área de Ciências Sociais. O propósito foi descrever, explorar e explicar como o compromisso dos estudantes está relacionado a fatores contextuais e à configuração da classe, e como compromisso, contexto e classe se correlacion
Educ. rev.. Publicado em: 27/03/2017
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3. O texto instrucional em redações de processos seletivos
Parte do livro:Gêneros textuais em contexto de vestibular
Autor(es): Navarro, Pedro; Bazza, Adélli Dortolon
EDUEM. Publicado em: 2017
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4. Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de resposta à intervenção em uma amostra brasileira
RESUMO O objetivo deste estudo foi adaptar e colocar em prática no contexto brasileiro um dos modelos mais aceitos de prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem, a resposta à intervenção (RTI). A pesquisa foi realizada em duas etapas: i) adaptação e implementação da camada 1, intervenção coletiva instrucional, na qual participaram
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 2016-09
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5. Os efeitos de legendas interlinguais e intralinguais na aprendizagem/aquisição de segunda língua: uma revisão do estado da arte
O campo disciplinar de Aquisição de Segunda Língua (ASL) tem observado um interesse crescente pela investigação dos efeitos dos materiais audiovisuais com legendas interlinguais e intralinguais com relação a diversos aspectos inerentes à aprendizagem/aquisição. Neste contexto, este artigo procura fornecer uma revisão sistemática da literatura que
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2015-06
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6. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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7. Um modelo semântico de busca e recuperação de jogos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem
Jogos educacionais tem atraído a atenção de professores interessados em motivar, de forma lúdica e descontraída, os aprendizes durante a realização de atividades de aprendizagem (AAs). Apesar dos benefícios que o uso planejado de jogos pode agregar ao processo de aprendizagem, via de regra, o professor não é um especialista em jogos e na maioria da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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8. LOD: uma abordagem para desenvolvimento de objetos de aprendizagem multimídia e interativos / LOD: an approach to the development of multimedia and interactive learning objects
Objetos de aprendizagem (OA) compõem uma das abordagens adotadas para tratar a crescente complexidade da educação com auxílio de computadores, promovendo o reúso e a qualidade de materiais didáticos. Tais benefícios podem ser ampliados ao incluir questões de projeto instrucional e associá-las às características multimídias e interativas dos dispo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
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9. Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais produtos da indústria criativa, os jogos têm a capacidade, não só de entreter, mas de educar e ensinar de uma forma envolvente e praze
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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10. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia / The constitution of education in museums: the functioning of the museum pedagogical device by means of a comparative study among museums of fine arts, human sciences and science and technology.
Este trabalho trata da especificidade da constituição da educação museal. Partindo da hipótese de que essa tipologia educacional tem características em seu funcionamento que a diferenciam de outras modalidades educacionais, e que se mantêm à revelia das diferentes tipologias institucionais, optou-se por um estudo que possibilitasse a apreensão dos s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/05/2011
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11. O design como mecanismo facilitador da aprendizagem na educação a distância
Da correspondência ao ensino online, a Educação a distância ganhou, cada vez mais, destaque e reconhecimento no universo educacional e, atualmente, tem chamado a atenção para novas formas de construção do conhecimento, através das tecnologias digitais. Isso pode ser percebido nas características do material didático utilizado nos cursos de EAD atu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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12. Desenvolvimento e aplicação de um modelo construtivista para o ensino de administração
A presente Tese está inserida no contexto do ensino de Administração, com o desafio de relacionar entre si os conceitos acerca da aprendizagem, do ensino, da Administração de Empresas, da Tecnologia da Informação, do construtivismo e dos ambientes de aprendizagem. Foi tomado como objetivo o de se realizar um estudo original, elaborando uma nova propos
Publicado em: 2011