Coreografo
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade
Resumo: O artigo se propõe a discutir a formação e a preparação do corpo-real do artista da dança, a partir das práticas corporais relacionadas com o trabalho de composição instantânea, segundo a concepção do coreógrafo britânico Julyen Hamilton. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foi o próprio
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 23/10/2017
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2. Políticas de encontro : criação e colaboração nos processos do grupo Experimental de dança de Porto Alegre
The research reflects upon creation and collaboration inside the process of the Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. In that sense, it was observed the relation between the choreographer and the dancers during the elaboration of contemporary dance pieces, seeking to the understandment of the role that each artist develops in creation. The focus of t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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3. Corpografias: uma leitura corporal dos intérpretes criadores do grupo Dimenti.
A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a subpartitura corporal nos intérpretes-criadores do grupo baiano Dimenti, durante o processo de criação do espetáculo Batata!. O conceito de subpartitura foi elaborado por Patrice Pavis e propõe a utilização das informações que servem como referências para o intérpretecriador. O objetivo da pesquisa
Publicado em: 2010
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4. Representações de masculinidade na dança contemporânea
O presente estudo objetivou discutir as noções de corpo e gênero na dança, tendo como foco os processos de construção das identidades masculinas de bailarinos de dança contemporânea. A investigação está situada no campo da perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, e seus desdobramentos nos estudos pós-estruturalistas de gênero e de
Publicado em: 2010
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5. Posicionamento de dança : olhares éticos e estéticos
A pesquisa aborda os valores utilizados por dois profissionais da dança de relevância e atuantes em 2008 em Porto Alegre, ambos com inserção acadêmica. Foram utilizados os estudos de Foucault sobre ética, como o cuidado de si e a subjetivação, para especificar melhor este tema. Os entrevistados responderam a quatro questionários, que pretendiam inve
Publicado em: 2009
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6. Body Dramaturgy : creation protocols of the Performaning Arts / Dramaturgia do corpo : protocolos de criação das Artes da Cena : dialogos entre artistas
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre as dramaturgias da contemporaneidade, entendendo que seus significados atuais não são sinônimos de texto dramático, mas suas acepções contemporâneas dizem respeito às estruturas artísticas que determinam a composição cênica. A primeira parte desta tese é destinada à apresentação do panorama atual da
Publicado em: 2009
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7. Altered states of consciousness in art media: the role of the body in the actors work / Estados alterados de consciência em artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator
É cada vez mais comum a utilização de tecnologias nos processos comunicacionais em arte. Acoplamentos de próteses ao corpo e hibridização de linguagens cênicas se sucedem. Tais processos, em sua maioria, são realizados sob a perspectiva do diretor, do coreógrafo ou do crítico de arte. Aqui é proposta uma análise pelo corpo em ação no meio. O ob
Publicado em: 2008
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8. Agô alafiju, odara! a presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, 1971 - 1978
Esta dissertação destaca a trajetória artística e institucional de Clyde Wesley Morgan, de modo a favorecer estudos analíticos do legado coreográfico e cultural deixado por este profissional, para a dança e sua contextualidade étnica na Bahia. Além disso, consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espe
Publicado em: 2006
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9. The politics of contemporary body: Lia Rodrigues and Xavier Le Roy / As políticas do corpo contemporâneo: Lia Rodrigues e Xavier Le Roy
A visibilidade que a mídia tem dado ao corpo carrega uma grande dose de violência, o que pode ser conferido nas imagens de corpos mutilados e vítimas de vários tipos de abusos. São elas as imagens, oficiais ou subliminares, que povoam nosso imaginário cultural. Tais imagens se referem a contextos que se transformam em materiais para elaboração de um
Publicado em: 2006
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10. O espaço como vetor da comunicação:dança e conteporaneidade
A hipótese que guia esta dissertação é a de que o espaço se constitui como um agente fundante dos processos de comunicação. Isso significa que o espaço deixa de ser abordado como um dos elementos da comunicação para ser apresentado no papel de força condicionante do tipo de comunicação que ocorre, o seu vetor. Trata-se de um espaço que inclui v
Publicado em: 2005
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11. As possiveis relações entre a teoria filosofica da critica do juizo estetico de Immanuel Kant e a pratica no processo de composição coreografica em dança
Partindo-se do pressuposto de que não ocorre a teoria separada da prática, nos processos de criação em dança, nem o seu inverso; passei a observar de forma teórico-prática e também aleatória, desde 1996, algumas dificuldades e características dos criadores em dança no que se refere a associar os processos de formar idéias, construí-las e aplicá
Publicado em: 2004
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12. Cartilha desarrumada: circuitações e trânsitos em Klauss Vianna / Untity body primer: circuits and transits in Klauss Vianna
Esta dissertação propõe um levantamento dos conceitos, princípios e hipóteses nascidos e investigados no trabalho autodidata de KIauss Vianna, preparador corporal de teatro, coreógrafo, diretor de escola e professor de consciência corporal em dança. Sua atuação foi responsável pelo desenvolvimento de uma vertente que se tomou inseminadora na danç
Publicado em: 2001