Corpo Teatro Danca
Mostrando 1-12 de 54 artigos, teses e dissertações.
-
1. O simulacro da Rainha: performance, ritual e corpo no Reisado Santa Helena
Resumo Este artigo apresenta uma reflexão antropológica para a performance de Francisca da Silva, mais conhecida como Tica, brincante da tradição cultural do Reisado no figural de Rainha no grupo Santa Helena em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. O interesse consiste em perceber a forma com que Tica produz a dissidência sexual e de gênero por meio
Horiz. antropol.. Publicado em: 2020-04
-
2. Zoe: vida comum ameaçada
Resumo: Em 2017, o espetáculo de dança Zoe, dirigido pela coreógrafa Francini Barros, foi alvo de censura, por iniciar com um performer nu, na calçada do Teatro Apolo, em Recife. O fato ensejou uma reflexão sobre a arte como mecanismo instaurador de uma utopia frente ao conservadorismo neoliberal. O trabalho que ora se apresenta tem por objetivo compree
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 11/03/2019
-
3. O Teatro da Experiência coreografado por Pina Bausch
Resumo: Um teatro no qual o espectador é envolvido em todos os seus sentidos, oferecendo condições de acolhimento. Na obra de Pina Bausch, o comportamento do corpo cotidiano não será apenas uma questão de estilo; sua dança desenvolve conteúdo, com grafia própria e convida o espectador a experimentar uma realidade poética. Para isso, o artigo aprese
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
-
4. A Dramaturgia do Corpo no Teatro Indiano como Visível Poesia
Resumo: No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em part
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
5. Planos de Composição em Ato: possibilidades poéticas do cotidiano
Resumo: Este artigo discute a noção de ação performativa como planos de composição em ato, deslocando a ideia de presença para processos relacionais, nos quais a intensidade da experiência vivida se atualiza no jogo construído a cada instante. Para tanto, apoiamo-nos na experiência de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo Fuga! como processo criat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
6. Os Corpos que Dançaram suas Vozes
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre a relevância da voz entendida como corpo em movimento. Este entendimento é, primeiramente, pensado à luz dos pressupostos de autores das artes cênicas, teatro e dança. Em seguida, foi lançada uma proposta de processo criador em dança que considerou a colaboração dos performers em seu percurso. A obra de danç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
7. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas / Dance events: contemporaries corporealities and theatricalities
Esta tese discute a noção de dança contemporânea como acontecimento e realização de uma experiência em que a vida é intensificada e transformada num tempo-espaço único. Sendo assim, o contemporâneo na dança não é determinado por um valor cronológico, mas como arte suspensa em que passado, presente e futuro se atravessam. O trabalho é composto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
8. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
9. Manuscritos
RESUMO Nestes fragmentos de manuscrito, coletados do arquivo de François Delsarte, o autor francês nos oferece anotações de seus cadernos nas quais se encontram considerações sobre o trabalho técnico do cantor, em especial sobre os graus e a expressão. Apresentam-se princípios de seu trabalho e conselhos aos alunos. O texto demonstra a visão de Del
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
10. A Influência do Trabalho de Delsarte nos Estados Unidos a partir do Final do Século XIX
RESUMO Este texto trata da influência de François Delsarte em várias correntes do treinamento corporal, teatral e da preparação vocal nos Estados Unidos, a partir do final do século XIX. Apresenta-se a forma como suas ideias foram desenvolvidas e transformadas no país, desde 1870, tornando-se, em sua última fase, iniciada na década de 1880, uma teor
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
11. Gesto Arquétipo e Gesto Cotidiano: um binômio fundamental na teoria delsartiana
RESUMO Este texto apresenta o sistema de François Delsarte a partir de um ponto de vista histórico-explorativo, evidenciando alguns aspectos particulares do trabalho do mestre francês e da interpretação do seu trabalho pelos seus principais discípulos. O artigo descreve o estatuto do corpo e sua importância no sistema delsartiano, mostrando as noçõe
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
12. O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal / The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011