Cosmologia E Estetica
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1. A Arquitetônica de Peirce como resposta ao Enigma dA Esfinge de Emerson &mais além / Peirces Architectonic as the Answer to Emersons Riddle of The Sphynx and Beyond
Nossa Tese de Doutorado dando prosseguimento à nossa Dissertação de Mestrado (2008) - tem como principal objetivo mostrar que a resposta completa que Charles Sanders Peirce (1839-1914) deu ao Enigma (da Existência) proposto por Ralph Waldo Emerson no poemafilosófico deste, A Esfinge (1841, 1846, 1867) está em sua admirável Arquitetônica. Nosso trabal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/11/2012
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2. Cosmologia e geografia física em Immanuel Kant / Cosmology and physic geography in Immanuel Kant
Immanuel Kant (1724-1804), em seus quase quarenta e um anos de docência, ministrou (quer em preleções particulares, quer em conferências públicas) cursos devotados aos campos do conhecimento os mais variados: lógica, metafísica, ética, antropologia, física teórica, matemáticas, direito, enciclopédia das ciências filosóficas, pedagogia, mecânic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2011
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3. Consciência cósmica : educação transdisciplinar e estética biocósmica configurando a imaginação simbólica e o ser multidimensional
A pesquisa movimenta-se no campo das teorias do conhecimento das Artes, sendo construída pelo princípio da Religação dos Saberes (Morin, 2002), envolvendo distintas áreas do conhecimento, indo da Física Quântica e da Neurociência, à Psicologia Transpessoal, da Filosofia (Fenomenologia) à Semiótica. O trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa
Publicado em: 2010
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4. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana
Os índios Wayana, que vivem às margens do rio Paru de Leste, norte do estado do Pará, concebem que a fabricação de pessoas, casas, artefatos, padrões e muitas outras coisas está estreitamente relacionada aos demiurgos, porque eles as criaram nos tempos primordiais segundo uma tecnologia própria. Como enfatizam, os Wayana julgam-se apenas os "experime
Mana. Publicado em: 2009-04
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5. Indumentária funk: a confrontação da alteridade colocando em diálogo o local e o cosmopolita
O artigo se propõe a compreender as lógicas que regem a apropriação e o consumo dos elementos que compõem a indumentária funk a partir da tensão ente os sistemas classificatórios de bens e as abordagens que se centram sobre a materialidade dos objetos. Para tal empresa, o gosto funk é apreendido no trânsito entre as esferas da festa e cotidiana, qu
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2007-12
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6. THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY / UM OLHAR DO DESIGN SOBRE A ICONOGRAFIA INDÍGENA: A ORNAMENTAÇÃO CORPORAL KAYAPÓ - UM ESTUDO DE CASO
A cultura material indígena constitui um dos mais fortes ícones culturais de nosso país. Hoje a sua relevância torna-se mais evidente diante de um mundo globalizado e efêmero que, cada vez mais, busca em referências de tradições locais, âncoras simbólicas e originalidade estética. No campo do design, verificamos a recorrência de trabalhos baseado
Publicado em: 2006
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7. Reason and affectivity: the Maxakali iconography recording life and brighten with colours the lay. / Razão e afetividade: a iconografia Maxakali marcando a vida e colorindo os cantos.
A presente tese objetiva apresentar a iconografia Maxakali como expressão da vida e da concepção do universo cosmológico. Os sinais dessa expressão são em especial, os desenhos em papel elaborados pelos indivíduos do grupo, sem distinção de idade, sexo ou status sociocósmico. A finalidade é demonstrar por meio da iconografia como os Maxakali perce
Publicado em: 2006
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8. Nietzsche: Justice, Law / Nietzsche: Justiça e Direito
Nietzsche utiliza parte significativa de sua obra na crítica aos diversos ideais estabelecidos em seu tempo. A avaliação fragmentada, percorrendo cada argumento de seu pensamento, pode afastar-nos do principal campo de batalha: a crítica genérica feita à caracterização de qualquer obra humana como universal e perene. A crítica específica abre espa�
Publicado em: 2005
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9. Meta-estética e ética francesa do sentido (Derrida, Deleuze, Serres, Nancy)
"Meta-estética e ética francesa do sentido" é uma análise de alguns conceitos formadores do chamado "pós-estruturalismo" e de certos aspectos de sua seqüência histórica. Através de fontes textuais de pensadores que ocupam um momento significativo da produção filosófica internacional, com Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Michel Serres e Jean-Luc N
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2004-12