Cravo Musica
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. O cravo e as baleias: a trajetória de Francisco Peres de Sousa, professor de música e homem de negócios (c. 1740-1782)
RESUMO Durante o Antigo Regime português, os contratos de tributos e direitos régios foram importante instrumento de governação, além de meio de enriquecimento e ascensão social para os homens de negócios. O ingresso no pequeno círculo dos principais contratadores exigia não só a possibilidade de arregimentar capital financeiro, mas também um sól
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2020-04
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2. O Cravo Bem Temperado de Bach: abordagens pedagógicas e os diferentes estilos de prelúdios
Resumo: O presente artigo discute aspectos pedagógios que contribuem com o ensino e a aprendizagem dos Prelúdios de O Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach. Primeiramente é feita uma revisão do prelúdio como gênero musical e dos estilos que influenciaram os Prelúdios de O Cravo Bem Temperado. Em seguida, é feita uma análise de prelúdios sele
Per musi. Publicado em: 2016-04
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3. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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4. O espetáculo semiótico do Cancioneiro da Paraíba: canto, gesto e verbalização
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar como as parlendas e cantigas registradas no Cancioneiro da Paraíba (1993), organizado por Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, foram ressignificadas em processos de criação musical coletiva. A teoria-base que ancorou o nosso olhar foi a Semiótica Greima
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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5. A praga, o monstro de metal e a maravilha de Wanda: em busca do estilo de performance
A defesa por uma performance "autêntica" quase desapareceu sem deixar traços. No entanto, os esforços de Richard Taruskin para contestar o conceito nos anos 80 ainda provoca muitas questões importantes, como o que são as raízes do estilo de performance de música antiga e quais intérpretes tiveram um papel em sua transmissão. Taruskin argumenta que S
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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6. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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7. Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições / The taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptions
Esta tese foi elaborada com o objetivo de proporcionar subsídios aos violoncelistas para a interpretação das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746), de Francesco Geminiani (1687-1762), no que concerne especificamente ao seu estilo. Para alcançar este objetivo, foram utilizados do mesmo autor A Treatise of the Good Taste in the Ar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2009
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8. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
Publicado em: 2009
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9. Realization of thorough bass in modinhas from "Jornal de modinhas com acompanhamento de cravo pelos milhores autores" edited by D. F. Milcente and P. A. Marchal - Lisbon, 1792-1797 / Realização de baixos em modinhas do "Jornal de modinhas com acompanhamento de cravo pelos milhores autores", editado por F. D. Milcent e P. A. Marchal - Lisboa, 1792-1797
This project focuses on a set of "modinhas" found in the " Jornal de Modinhas com Acompanhamento de Cravo Pelos Milhores Autores" published by Domingos Milcent and P.A. Marchal, between years 1792 and 1797 in Lisbon. The fact that the harpsichord is mentioned in the title of this publication leads us to think about the use of this instrument in the accompany
Publicado em: 2009
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10. O ressurgimento da suíte para teclado na segunda metade do século XIX e início do século XX / O ressurgimento da suíte para teclado na segunda metade do século XIX e início do século XX
Com a elaboração deste trabalho pretende-se demonstrar o ressurgimento da suíte em meados do século XIX e posterior aplicação no inicio do século XX, a partir da suíte para cravo do século XVIII. Procurou-se verificar a influência formal e estilística do gênero barroco nas escolas posteriores, além do papel fundamental da suíte revisitada, como
Publicado em: 2009
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11. Heroe, Egregio, para contrabaixo e cravo: aspectos didáticos e interpretativos em uma transcrição de uma cantata do repertório colonial brasileiro
O ainda restrito acesso a partituras e concertos do vasto repertório musical brasileiro dos séculos XVIII e XIX e sua instrumentação estereotipada (quase sempre obras vocais religiosas com acompanhamento orquestral) são obstáculos para sua inclusão nos currículos dos cursos de música no país e sua apreciação por um público mais amplo. Uma altern
Per musi. Publicado em: 2008-12
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12. Theory and practice of the thorough-bass : un approach through J.S.Bach´s instructions / Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J.S.Bach
A presente dissertação de mestrado tem como assunto principal aspectos teórico-práticos da realização de baixo contínuo, abordando-os através do estudo do conjunto de documentos deixados por J.S.Bach acerca do tema. O primeiro grupo de instruções, que recebeu especial atenção neste trabalho, data de 1725, e aparece nas páginas finais do volume d
Publicado em: 2007