Critica Alegorica
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
1. O céu dos sábios: o sol de Platão a partir das estrelas de Nietzsche
Resumo: Muitos pensadores refletiram sobre os astros celestiais. Com Platão e Nietzsche, eles assumem uma posição alegórica intimamente relacionada com suas filosofias. Em A República, o sol representa a verdade, por um lado, tornando-se o símbolo que movimenta o sábio por sua busca pelo conhecimento; por outro lado, representa também aspectos import
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-06
-
2. Alegoria e símbolo em torno do Fausto de Goethe
Este ensaio enfoca o Fausto de Goethe, mais particularmente sua Segunda Parte, à luz da longa tradição de reflexões teóricas sobre a alegoria e o símbolo. Essa tradição - que remonta, pelo menos, a Quintilianus (Institutio Oratoria, 95 a. C.) - tem nas clássicas sentenças publicadas por Goethe no volume Máximas e reflexõesum momento culminante, q
Estud. av.. Publicado em: 2015-08
-
3. Liberdade prisioneira: a narrativa do silêncio e da memória em Les corps perdus de François Gantheret
O objetivo deste trabalho é estudar a obra do psicanalista francês, François Gantheret, denominada Les corps perdus, publicada em 2004. Tal narrativa reconstrói a trajetória de Andrès, um prisioneiro político no meio do deserto, torturado durante anos em um poço em condições subumanas e quase animalescas de sobrevivência. Posteriormente, Andrès c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
-
4. O retorno do discurso religioso em Arthur Schopenhauer como expressão da limitação metafísica
A filosofia pós-kantiana viu-se no desafio de solucionar as dualidades oriundas da Crítica da Razão Pura e dar ao projeto crítico um aspecto positivo. Arthur Schopenhauer está inserido neste contexto, considerando a si mesmo o genuíno herdeiro de Kant e o único capaz de dar continuidade ao projeto crítico. Apoiando-se na primeira edição da Crítica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
5. Ruínas das cor: poéticas pictóricas do tempo
Na história da pintura ocidental se desenvolveram poéticas pictóricas do tempo, elementos de um contexto no qual sobrevive e interfere, na linguagem contemporânea da pintura, a imagem alegórica da ruína. Pensar sobre esta sobrevivência e interferência a partir das imagens da arte exige de nós uma análise transversal, que ultrapasse a mera cronologi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
-
6. Sombras dos reis barbudos : a representação alegórica da realidade
O ensaio faz uma leitura alegórica de Sombras dos reis barbudos, de José J. Veiga. Inicialmente procuramos analisar o ambiente repressivo da narrativa, cujo protagonista é um adolescente. A instalação da Companhia na cidade instaura um período de exceção, quando logo passa a vigorar um total controle sobre os habitantes, o que é feito por meio dos f
Publicado em: 2011
-
7. Alegorias do mundo de Saramago
Este trabalho de literatura comparada interpreta as obras Ensaio sobre a cegueira (1995), A caverna (2000) e Ensaio sobre a lucidez (2004) a partir de uma perspectiva interdisciplinar sustentada por aproximações intertextuais entre literatura e filosofia. Meu objetivo é analisar como a ficção de Saramago dialoga com a Alegoria da caverna, de Platão, re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
8. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
-
9. Crash: identidades em colisão. O percurso do olhar na esfera do medo, do preconceito e da violência / Crash: Identities in Collision. The Journey of look in the sphere of fear, prejudice and violence
As características da conclamada identidade norte-americana transfiguraramse após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. As construções identitárias ressaltam o nacionalismo e as virtudes do povo estadunidense em oposição às de um Outro imaginado como perigoso e infiel. A profusão na mídia de notícias de ataques terro
Publicado em: 2010
-
10. A alegoria na lírica baudelairiana: uma leitura a partir de Walter Benjamin
Almeja-se, com esta dissertação, analisar como Walter Benjamin reabilita a forma alegórica da poesia das Fleurs du mal de Charles Baudelaire e, com isso, possibilita uma outra abordagem do poeta, revelando o seu caráter crítico. Através das noções de tempo e de história, Benjamin articula as imagens alegóricas do spleen com as imagens simbólicas d
Publicado em: 2009
-
11. A alegoria na tessitura de Fílon de Alexandria :: estudo a partir da obra filônica com ênfase em Sobre os Sonhos I
Esta dissertação estuda a alegorese, isto é, a leitura alegórica feita por Fílon de Alexandria. Após uma revisão da prática da alegorese anterior a Fílon, são apresentados, traduzidos e comentados todos os trechos em que ele usa as palavras allegoría, allegoréo e allegorikós. O objetivo é saber o que ele diz sobre alegoria. Em seguida, é obser
Publicado em: 2009
-
12. From allegory into symbol : revisiting George Orwell's Animal Farm and Nineteen Eighty-Four in the light of 21 st century views of totalitarianism
Os primeiros textos do escritor inglês George Orwell consideram o apelo do ideário comunista, ao passo que seus dois últimos romances, A Revolução dos Bichos (publicado em 1946) e 1984 (publicado em 1949) se contrapõem radicalmente a esse regime. Ao longo da segunda metade do século XX, foi-se estabelecendo a mística de uma forte ligação entre a ob
Publicado em: 2009