Cultura E Civilizacao
Mostrando 1-12 de 157 artigos, teses e dissertações.
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1. O conceito de Espírito nos Ensaios Bíblicos de Herder
Resumo Este estudo investiga alguns ensaios bíblicos de Johann Gottfried von Herder com o fim de pormenorizar o surgimento do conceito de “espírito” (Geist) em sua filosofia e de salientar como essa concepção simultaneamente se insere e redefine a tradição judaico-cristã sobre o tema. Para tanto, são analisados os textos Lieder der Liebe, Vom Gei
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2023
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2. Os significados de caipira
Resumo O presente artigo investiga a consolidação histórica da civilização caipira, o seu desmantelamento a partir de mudanças estruturais da sociedade brasileira e a resiliência de características de uma antiga cultura rural. O objetivo é acompanhar as mudanças nos usos do termo “caipira” para compreender o significado atribuído a ele hoje po
Tempo Social. Publicado em: 2022
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3. UM VELHO DILEMA? CIVILIZAÇÃO E CULTURA EM HENRI-ALEXANDRE JUNOD
Resumo O artigo explora a trajetória do etnógrafo-missionário Henri-Alexandre Junod (1863-1934). Além de ter vivido e trabalhado na África do Sul, Junod viveu durante muitos anos em Moçambique. Nos dias de hoje, um dos sintomas contemporâneos do seu legado aparece no denominado debate multicultural, em que a tensão entre civilização e cultura se ma
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2021-04
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4. Heróis sem nome: representações sobre o espaço rural e o urbano, as escolas rurais, as professoras e os alunos (Uberlândia-MG, 1950 - 1980)
Resumo: O objetivo deste artigo é apreender as representações produzidas pelas professoras das escolas rurais de Uberlândia-MG e pelas elites locais sobre o espaço rural e o urbano, escolas rurais, professoras e alunos. Foram consultados jornais, atas do Legislativo e das escolas rurais, livros didáticos, cartilhas, cadernos escolares, fotografias e na
Rev. Bras. Hist. Educ.. Publicado em: 23/05/2019
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5. Cultura e economia em Nietzsche
Resumo Discuto a possibilidade de superar a dominação por meio de uma diferenciação entre duas distintas abordagens econômicas da animalidade do ser humano, as quais correspondem aos modos contrastantes de politizar a vida na cultura e na civilização. Ao passo que a economia da civilização representa um tratamento exploratório da animalidade, cujo
Cad. Nietzsche. Publicado em: 16/05/2019
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6. Os descaminhos da alma: Georg Simmel, Henry James e a “tragédia da cultura”
Resumo Neste ensaio, pretendo empreender uma análise comparativa entre os modos como o intelectual alemão Georg Simmel e o escritor estadunidense Henry James figuram discursivamente aquilo que Simmel chama de “a tragédia da cultura”. Em ensaios escritos na virada do século XX, como “As Grandes Cidades e a Vida do Espírito” (1903), “Do Ser da C
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2019-05
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7. A busca da perfeição: o ideário eugenista em pauta
A imagem que ilustra a capa deste livro apresenta a escultura intitulada ‘Apolo Belvedere’. , em exposição no Museu Pio-Clementino, no Vaticano. A data de sua origem e autoria são controversas, mas considera-se que seja uma cópia romana, em mármore, de um original grego perdido. Representando o deus grego Apolo, tal escultura se tornou a expressão do ideal da perfeição, característico da civilização helênica. Note-se que esse ideal, embora remetendo à beleza, não se restringia ao aspecto estético, pois o belo era associada, pelos gregos, ao amor, à sabedoria, à justiça, à virtude, à bondade e à coragem. Nessa associação está implícita a ideia de um homem superior, perfeito, como modelo cultural, orientado por valores maiores, que geraria os melhores cidadãos. Tal concepção tem suas raízes no período homérico e se consolida no auge da democracia ateniense. Apolo, filho de Zeus e Leto, é o deus da música, das artes, das profecias, da purificação, da cura, da luminosidade solar, da justa medida, da juventude. Ele sintetiza os princípios da ordem, da harmonia, da razão, do equilíbrio e da moderação. Por ser uma divindade multifacetada, por vezes paradoxal, pois também apresenta aspectos antagônicos às suas próprias qualidades, ele harmoniza em si as polaridades, direcionando-as para o ideal da cultura e da sabedoria. Por isso, tornou-se para o povo grego a expressão do ideal da perfeição, sendo considerado uma autêntica personificação do espírito helênico.
Autor(es):
EDUEM. Publicado em: 2019
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8. Esportes nos confins da civilização: Mato Grosso, 1920-1930
RESUMO Analisando livros de viagem e de memorialistas, alguns documentos oficiais e jornais publicados no Mato Grosso, disponíveis nos acervos do Arquivo do Estado do Mato Grosso, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e do Arquivo do Exército, este artigo descreve e interpreta a história dos esportes no Mato Grosso na década de 1920, período que corr
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2017-01
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9. 2. O teatro luso-brasileiro no período joanino e a civilização dos costumes
Parte do livro:Política e cultura no governo de Dom João VI: imprensa, teatros, academias e bibliotecas (1792-1821)
Autor(es): Meirelles, Juliana Gesuelli
Editora UFABC. Publicado em: 2017
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10. Nietzsche contra osjudeus
Resumo: Criticando o caráter incongruente de algumas teses da Genealogia da moral (a aristocracia e a plebe, o ódio judeu e o amor cristão, a superioridade racial dos árias e os valores da democracia), bem como explorando a insuficiência das concepções de super-homem e de eterno retorno, o autor busca mostrar que o pensamento de Nietzsche tem um cará
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2016-12
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11. PROGRESSO E DEPRAVAÇÃO: A CULTURA COMO REMÉDIO
RESUMO O pensamento iluminista defendia que a ciência e as artes proporcionaram o desenvolvimento da razão e a melhoria dos costumes. A posição contrária, tomada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), rendeu-lhe o prêmio da Academia de Dijon e o fez, depois da publicação de outras obras, um defensor da natureza e do homem natural. Diante d
Kriterion. Publicado em: 2016-08
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12. PRIMITIVISMO E IMAGINÁRIO ETNOGRÁFICO NOS PRIMEIROS ESCRITOS DE MICHEL LEIRIS
Resumo Nos anos 20 e 30, pari passu com a formação da etnologia como disciplina academicamente postada, o primitivo surge como trunfo retórico das invectivas mais críticas contra os marasmos da civilização branca. Michel Leiris (1901-1990), nos primeiros tempos de sua formação de etnólogo, desperta para as possibilidades de desvio expressivo que ofe
Mana. Publicado em: 2016-04