Curadoria Arte
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. A função-curador: discurso, montagem, composição
O artigo procura analisar o modo como a curadoria foi se transformando ao longo das últimas décadas. De organizador de exposições, o curador assumiu-se como agente propositor de narrativas históricas alternativas. Nesse aspecto, a montagem de exposições passou a incorporar elementos da atividade crítica, sendo que, paradoxalmente, a curadoria atua no
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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2. Discourses around vertical videos: an archaeology of “wrong” aspect ratios
RESUMO Esse artigo busca estabelecer referências históricas para a análise de imagens em movimento verticais, frequentemente consideradas “erradas” devido a sua incompatibilidade com os standards audiovisuais ocidentais modernos. A partir de uma abordagem de arqueologia de mídias, o artigo identifica expressões de verticalidade nas imagens em movime
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
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3. ARTE E POLÍTICA: A CONSOLIDAÇÃO DA ARTE COMO AGENTE NA ESFERA PÚBLICA
Resumo Este artigo se debruça sobre recentes movimentos, constituídos nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que constroem uma narrativa em que performances e instalações vêm ganhando espaço dentro e fora das instituições como formas de atuação política, num crescente processo de “artificação” da esfera pública e politização da ar
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2017-09
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4. Interoperabilidade entre acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus: potencialidades das tecnologias de dados abertos interligados
Resumo A Web Semântica e os dados abertos interligados propiciaram a publicação de acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus diretamente na Web sem a intermediação de sistemas gerenciadores de catálogos e colocou a questão da integração destes acervos, sua interoperabilidade. Neste contexto ampliam-se as demandas pela preservação da semâ
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2016-06
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5. (O que) pode a curadoria inventar?
Resumo: Observando marcas da consolidação da profissão de curador nas últimas décadas, bem como a disseminação de seu modo de atuação para além do campo tradicional da arte, esse artigo busca identificar as causas que nos levam a especular sobre a emergência de uma possível linguagem curatorial, que viria a se consolidar seja por
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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6. Livro/Acervo, Para Além do Arquivo e Arquivo Vivo: uma trilogia possível.
Resumo Livro/Acervo, Para Além do Arquivo e Arquivo Vivo: uma trilogia possível discute as modificações no conceito de arquivo no contexto atual tomando como ponto de partida a cultura e a arte contemporânea. Analisa, ainda, três projetos curatoriais desenvolvidos no Paço das Artes que dialogam com o tema em questão.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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7. Obras de arte, pontos de encontro, rastros de redes
Evocando conceitos de Bourriaud (2006, 2007), Salles (2006, 2010) e Latour (2005, 2008), este artigo busca promover um enfoque relacional sobre o trabalho artístico. De acordo com essa abordagem, a obra não estaria contida em um objeto ou processo singular, nem dependeria unicamente do gesto criador do artista, mas existiria sempre em desenvolvimento, dist
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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8. Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição.
Esse artigo examina processos tradicionalmente envolvidos nas práticas curatoriais e a maneira pela qual estas se definiriam historicamente em contraposição ao gesto artístico. Serão delineadas as origens institucionais da curadoria, a renegociação do papel do curador durante o modernismo e algumas perspectivas contemporâneas sobre a curadoria indepe
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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9. O “Mês das Crianças e dos Loucos”: um olhar sobre a exposição paulista de 1933.
O “Mês das Crianças e dos Loucos” foi uma exposição organizada por Flávio de Carvalho e Osório Cesar em 1933, em São Paulo, no Clube dos Artistas Modernos (CAM), associada a conferências das quais participaram artistas, médicos, intelectuais e educadores. Este estudo documental buscou desenhar a estrutura do evento e seu impacto cultural: como f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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10. Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o o
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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11. Curadoria, pedagogia e colaboração social / Curatorship, pedagogical and social colaboration
At the turn of the 21st century artists and curators in biennials and other international exhibitions are embracing collaborative and educational forms of artmaking and curatorship that both involve artists and non-artists, communities, schools and other social contexts. These initiatives create interdisciplinary encounters where the interconnections between
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2012
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12. Curadoria autoral: o papel dos arranjos expositivos na comunicação do trabalho de arte
À luz do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e das tecnologias telemáticas, essa tese tem o objetivo de propor uma perspectiva relacional que nos permita avaliar a autonomia criativa das práticas curatoriais em outras palavras, a capacidade do curador de intervir no valor e sentido do trabalho do artista, e mesmo de ser ele próprio apto a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2012