Dedilhados
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1. As pesquisas históricas na interpretação de Chopin
As pesquisas sobre performance historicamente informada se concentraram inicialmente em obras do século XVII e XVIII, trazendo novas ideias aos processos analíticos tradicionais e impulsionando novas abordagens interpretativas desses estilos. Entretanto, ao invés de apontar resultados unívocos e precisos, tais estudos multiplicaram as possibilidades de r
Per musi. Publicado em: 2015-06
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2. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough / An approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian Ferneyhough
Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utiliza�
Publicado em: 2010
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3. Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digita
Publicado em: 2009
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4. The Four Seasons for solo violin by Almeida Prado / As Quatro Estações para violino solo de Almeida Prado
Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo de análise interpretativa da peça para Violino Solo "As Quatro Estações" - Outono, Inverno, Primavera, Verão - de Almeida Prado. A dissertação, que se inicia com uma discussão sobre a utilização do tema As Quatro Estações pelos compositores ao longo da história da música, inclui uma a
Publicado em: 2009
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5. Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursos idiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realiz
Publicado em: 2008
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6. Claudio Santoro´s viola concert : score edition, reduction for viola and piano, and subsidies for interpretation / Concerto para viola de Claudio Santoro : edição de partitura, redução para viola e piano e subsidios para interpretação
Este trabalho tem o intuito de contribuir para a pesquisa e o enriquecimento do repertório de música brasileira específica para viola, em vista da pouca quantidade de obras em forma de concerto escritas para o instrumento no Brasil. A produção de uma partitura editada e a redução no formato para viola e piano, permite em primeiro lugar o estudo de for
Publicado em: 2008
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7. Cesar Franck : sonata para piano e violino : analise comparativa de quatro edições e sua aplicação a interpretação
Este trabalho focaliza a sonata para piano e violino de César Franck e as propostas de arcadas e dedilhados contidas em quatro edições distintas. Dividi-se em quatro capítulos. No capítulo I, .0 compositor", apresentamos uma sucinta biografia de C. Franck, dividida em três partes: .A época", .0 homem" e · A obra". A época contém a desaição do amb
Publicado em: 2003
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8. Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição
Análise e edição de um importante marco na literatura da música brasileira para o contrabaixo, Canção e Dansa de Radamés Gnattali, com base nos manuscritos autógrafos de 1934 e 1982 e na partitura publicada pela FUNARTE em 1985. Inclui aspectos históricos sobre o compositor e sua relação com contrabaixistas, a obra estudada e o contexto da literat
Publicado em: 2003