Dialogismo Grotesco
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana
RESUMO Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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2. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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3. Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro / Dercy Gonçalves : a devious character of the brazilian theater
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da produção cênica de Dercy Gonçalves, uma das mais populares comediantes brasileiras. Estendendo-se do teatro de revista e de comédia para o cinema e a televisão e chegando depois de quase um século de atividades às mídias digitais como ícone de um tipo específico de humor, essa produção não foi a
Publicado em: 2009
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4. A reatualização do mito grego de Orfeu por Camus
Esta pesquisa tem como objeto de estudo analisar como o mito grego de Orfeu foi atualizado no filme Orfeu Negro pelo cineasta francês Marcel Camus na perspectiva teoricamente definida como paródia e seus elementos: a carnavalização e o grotesco à luz dos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o
Publicado em: 2007
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5. A reatualização do mito grego de Orfeu por Camus
The present research has as object to analyze how the greek myth Orpheus was modernized by Marcel Camus film Black Orpheus. We took the approach theoretically defined as parody, specially the carnavalesque and grotesque effects in the light of Mikhail Bakhtin in The popular culture in the Middle Ages and Renaissance - the context by Francois Rabelais and Lin
Publicado em: 2007