Disciplinarizacao Dos Sentidos
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1. A arte de disciplinar os sentidos o uso de retratos e imagens em tempos de nacionalização (1930-1945)
Toda a arquitetura sensitiva do Estado Novo, ao chamar a atenção permanente dos sentidos, quis tornar os sujeitos consumidores e reprodutores de uma representação de mundo, de uma crença em relação à identidade nacional brasileira. Sob o império dos sentidos disciplinados e habituados, essa mesma arquitetura acabou permitindo um "sentir brasileiro"
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 2014-06
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2. O processo de significação da política de integração curricular em Niterói, RJ
Com base na abordagem do ciclo de políticas de Ball e na teoria do discurso de Laclau, analisamos a política curricular da rede municipal de Niterói (RJ) no triênio 2005 - 2008, focando o processo de significação da proposta de integração curricular e as articulações e as disputas travadas entre o contexto de produção de textos e o contexto da pr
Pro-Posições. Publicado em: 2011-08
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3. Caminhos e (des) caminhos na educação de surdos: da reabilitação à inclusão
Esta pesquisa analisa os discursos referentes à educação de surdos. Esses discursos, ao se constituírem, foram delineados por meio dos saberes médicos e educacionais e indicam toda uma forma de pensar, de conceber e de agir no tocante às pessoas com surdez. Tais discursos são pautados na necessidade de inserí-las na sociedade com o objetivo de implem
Publicado em: 2006
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4. Fetos, máquinas e subjetividade : um estudo sobre a construção social do feto como pessoa através da tecnologia de imagem
Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica da produção norte-americana e européia dos anos 90, acerca da construção social do feto como Pessoa, mediada pela tecnologia de imagem na medicina. O significado e os desdobramentos desta construção implicam reformulações na sensibilidade em relação ao feto, assim como rearranjos na noção de
Publicado em: 2000
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5. Imagens do moderno: os sentidos do olhar de Jacques Tati
A pesquisa tem por. objetivo fazer uma leitura de aspectos da vida urbana no período pós-guerra pelo prisma do filme Meu Tio (Mon Oncle, FRA, 1958) do cineasta Ftancês Jacques Tati (1907- 1982). Trata-se de uma sátira à civilização tecnológica por meio da qual se pretende recuperar alguns dos elementos que compõem a representação da modernidade. E
Publicado em: 1996