Discurso Indireto Livre
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. RUBIÃO, INIMIGO DE SI: A REPRESENTAÇÃO DA INTERIORIDADE EM QUINCAS BORBA, DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Este artigo propõe um estudo crítico sobre Quincas Borba, de Machado de Assis, considerando a articulação discursiva entre o protagonista Rubião e o narrador. Para isso, cotejamos as duas versões do romance: em folhetim, publicada no periódico A Estação (1896-1891), e em livro, publicada em 1891. Diferenças entre elas sinalizam a importânci
Machado Assis Linha. Publicado em: 29/07/2019
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2. Bibliotecas fantásticas em chamas: Machado de Assis e Gustave Flaubert / Fantastic libraries on fire: Machado de Assis and Gustave Flaubert
Partindo do efeito de leitura percebido nas escrituras autorrreflexivas de Machado de Assis e Gustave Flaubert que, por meio de uma intensa solicitação a discursos já-escritos, pareciam escrever verdadeiros livros feitos de livros , o presente trabalho se propôs estudar a interdiscursividade dos autores, compreendida dentro de suas práticas de escrita e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2012
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3. Discurso indireto livre em Madame Bovary de Flaubert: o despontar da forma / Free indirect speech in Madame Bovary by Flaubert: the emergence of the form
Este trabalho de pesquisa propõe um percurso pela sistematização do discurso indireto livre: uma observação, uma interpretação e uma análise de suas manifestações no romance Madame Bovary de Gustave Flaubert. A partir desses objetivos, apresentamos um exemplo de identificação de formas dotadas de fontes enunciativas múltiplas neste romance. Prim
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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4. Escrita feminina e laços familiares: Clarice Lispector e Marvel Moreno / Female writing and family ties: Clarice Lispector and Marvel Moreno
Esta pesquisa procura desenvolver uma leitura da produção literária de duas mulheres a russo-ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector e a colombiana Marvel Moreno. Da primeira, foram selecionados contos publicados no volume Laços de família (1960). Da segunda, contos publicados no volume Oriane, tía Oriane (1980). Vale-se, para tanto, de met
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
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5. Flaubert e o crepúsculo do sujeito: uma análise do conto "Um coração simples"
A literatura francesa e mundial passaram por uma enorme transformação ao longo do século XIX. A primorosa escrita de Flaubert é, para além de sua importância estética, reveladora de um novo modo de se escrever, ler e representar o homem no mundo moderno. O cuidado na construção do texto, a utilização de imagens plásticas e figuras de linguagem, a
Psicologia USP. Publicado em: 2011-09
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6. Concepções estéticas em Aníbal Machado : a originalidade criadora em seus contos
Esta tese apresenta a descrição da trajetória de Aníbal Machado. Investiga a recepção de sua obra. Analisa oito contos presentes em A morte da porta-estandarte e Tati, a garota e outras histórias, descrevendo os seguintes aspectos: as etapas de um ritual de passagem na experiência vivida pelo protagonista de ¿O iniciado do vento¿; o percurso da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. A Poética de Adélia Prado: espaço de articulação entre língua portuguesa e língua literária / The poetry of Adéilia Prado: articulation space between portuguese language and literary language
A tese estuda a obra poética de Adélia Prado sob o ponto de vista da Estilística. Mostra que a metáfora é o recurso mais afeito a construir a língua literária e, no caso da poetisa, modelá-la em português. O estudo atesta que a linguagem conotativa da poetisa alcança os três níveis da língua e promove o inesperado e o distante da expressão comu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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8. Tradução e Apresentação do Discurso: um estudo de "BLISS" de Katherine Mansfield
Esta tese se vincula ao LETRA (Laboratório Experimental de Tradução) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e investiga a apresentação do discurso (discourse presentation) (SEMINO e SHORT, 2004) em um corpus paralelo trilíngüe composto pelo conto Bliss , de Katherine Mansfield, por três de suas traduções para o português do
Publicado em: 2010
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9. Heterogeneidade marcada e referenciaÃÃo / Marked heterogeneity and referentiation
Procedemos, a partir dos pressupostos da LingÃÃstica da EnunciaÃÃo, Ã problematizaÃÃo do quadro das heterogeneidades do tipo mostrada (marcada vs. nÃo-marcada), proposto por Authier-Revuz (1982). Nossa proposta consiste em sugerir que o escopo das ocorrÃncias dos fatos de heterogeneidade marcada seja flexibilizado, de modo a abarcar fenÃmenos de na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2008
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10. A oralidade de José Cândido de Carvalho em O coronel e o lobisomem / The orality of Jose Candido de Carvalho in O Coronel e O Lobisomem
Este trabalho tem como objetivo pesquisar de que maneira a oralidade se encontra manifestada em O coronel e o lobisomem, uma narrativa escrita literária de José Cândido de Carvalho. O romance autobiográfico é escrito em primeira pessoa, pelo próprio coronel Ponciano de Azeredo Furtado, narrador e personagem, o qual, por meio de recursos diversos, ling�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/07/2008
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11. Fabiano: uma personagem dialógica / Fabiano: uma personagem dialógica
Esta dissertação interpreta o romance Vidas Secas sob a perspectiva do dialogismo, em decorrência da consciência esboçada por personagens tão rudimentares e do interesse de Graciliano Ramos em revelar a percepção dessas personagens não apenas sobre si mesmas, mas também sobre a realidade circundante. Por isso, os estudos de Mikhail Bakhtin constitu
Publicado em: 2008
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12. A personagem Miguel e o contraste matutice X civilidade em O Coronel Sangrado de Inglês de Sousa
A dissertação tem por objeto de estudo a construção da personagem Miguel Faria considerada como uma das personagens-chave do romance O Coronel Sangrado (1877) do escritor paraense Inglês de Sousa, estudada à luz do contraste estabelecido entre a matutice e a civilidade, tendo como cenário a região amazônica. A análise demonstrou, num primeiro momen
Publicado em: 2008