Documentario Brasileiro Contemporaneo
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc
A pretexto de nos falar sobre cinema, Makota Valdina, professora militante e religiosa da Bahia, nos legou essa lição de vida em uma das sessões do CachoeiraDoc, o festival de documentários de Cachoeira cuja memória de ação e reflexão compõem esta obra. Desaguar em cinema, por meio de um ajuntamento de vozes diversas de pesquisadoras(es), cineastas e ativistas, em abordagens multidisciplinares, tenta dar vazão ao fértil movimento do documentário brasileiro contemporâneo que nutriu e foi nutrido pelo festival pioneiro no gênero Norte-Nordeste no Brasil. Trata-se de um festival – e de um livro – dedicado ao cinema impregnado pela vida.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
-
2. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
-
3. Mise-en-film da fotografia em três documentários brasileiros
Resumo Este artigo busca analisar, em três filmes da cinematografia brasileira recente, os modos como a fotografia, entendida como dispositivo de rememoração, é colocada em cena, compreendendo-a como rastro da presença de algo que já se tornou ausente. Pretende-se discutir como, ao solicitar imagens retiradas dos "álbuns de família", corrobora-se a c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
4. Imagem-performada e imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos espectros da ditadura
A reivindicação da memória da Ditadura Civil-Militar no cinema brasileiro contemporâneo se intensifica. Este artigo retoma documentários da década de 1980, ideias e autores já explorados anteriormente para se ater à discussão do uso de depoimentos e imagens da época da ditadura na produção audiovisual recente e ainda seu modo de assumir performat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
5. O monumental e o íntimo: dimensões da memória da resistência no documentário brasileiro recente
Propõe-se um exercício acerca da memória da resistência à ditadura no documentarismo brasileiro contemporâneo. Monumentalização e intimidade são as noções guias das análises de Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) e Diário de uma busca (Flavia Castro, 2010). No caso do primeiro filme, sugere-se que os cânones do documentário de entrevista, prima
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
-
6. Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo / Voice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentary
Neste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
7. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
8. Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation / Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
9. Cinema documentario brasileiro contemporaneo : analise do banco de dados da Agencia Nacional do Cinema (1994 a 2007) / Contemporany Documentary Brazilian Cinema : National Cinema Agency Database (1994-2007)
A motivação primeira desta pesquisa nasceu de um momento ímpar para aqueles que fazem do cinema brasileiro contemporâneo objeto de estudo e/ou de trabalho. Em 2005, a Agência Nacional de Cinema, após larga sistematização e recuperação de informações, disponibilizou o primeiro de uma série de arquivos (aqui intitulados "Banco de Dados da Ancine")
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2008
-
10. HISTÓRIA E UTOPIA: O DOCUMENTÁRIO DE SILVIO TENDLER / HISTORY AND UTOPIA: THE DOCUMENTARY OF SILVIO TENDLER
O trabalho História e utopia: o documentário de Silvio Tendler investiga o compromisso com a construção da memória política assumido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, bem como discute alguns mecanismos responsáveis pelo incômodo resultante da sua narrativa no cenário contemporâneo. Tendler realizou cerca de trinta filmes documentários sobre
Publicado em: 2008
-
11. A imagem, o som e a fúria: a representação da violência no documentário brasileiro
Nos últimos trinta anos, a violência urbana no Brasil atingiu níveis inéditos em sua história. O tema, que vem sendo abordado por diversos setores da sociedade, não foi ignorado pelo cinema brasileiro. O propósito deste artigo é discutir algumas questões levantadas pelo documentário brasileiro contemporâneo sobre esse dado complexo de nossa realid
Estudos Avançados. Publicado em: 2007-12
-
12. A construção do imaginário urbano no documentário brasileiro contemporâneo / A construção do imaginário urbano no documentário brasileiro contemporâneo
Este trabalho investiga documentários brasileiros contemporâneos sob a perspectiva da inscrição dos imaginários urbanos engendrados em suas formas de narrar as cidades brasileiras, convocando três filmes, realizados no século XXI: Edifício Master, Ônibus 174 e Rua de mão dupla. No desenvolvimento de nossa análise, partimos da percepção do docume
Publicado em: 2007