Documentario Cinema Brasil Historia
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Divergent imagery, historic \"conciliation\": memory, melodrama and documentary in the movies Four days in September and Hércules 56 / Imagens divergentes, \"conciliação\" histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso, companheiro: E Hércules 56
O melodrama histórico O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) e o documentário Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adotam gêneros cinematográficos distintos para representar uma das mais importantes ações da luta armada durante o regime autoritário no Brasil (1964-1985): o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, promovido por MR-8 e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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2. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
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3. O cinema estético-ideológico da Unidad Popular no contexto do Nuevo Cine Latinoamericano / El cine estético-ideológico de la Unidad Popular en el contexto del Nuevo Cine Latinoamericano
Este trabajo tiene como objetivo investigar el desarrollo cinematográfico ocurrido durante la Unidad Popular y cuales son los principales elementos ideológicos y estéticos que resultaron en el proceso creativo de este Cine específicamente, para tratar de establecer posibles diálogos entre él y el Nuevo Cine Latinoamericano: las influencias formales y e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
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4. Clandestina, a vida de Iara Iavelberg em dois roteiros / Clandestine, the life of Iara Iavelberg in two scripts
Esta dissertação de Mestrado consiste na elaboração de dois roteiros (um de ficção e outro de documentário) sobre a guerrilheira Iara Iavelberg. O roteiro de ficção vai narrar a vida de Iara, uma das líderes do movimento estudantil dos anos 60. Estudante de Psicologia da USP e, posteriormente, professora do cursinho do Grêmio e da própria Univers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2009
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5. Cinema documentario brasileiro contemporaneo : analise do banco de dados da Agencia Nacional do Cinema (1994 a 2007) / Contemporany Documentary Brazilian Cinema : National Cinema Agency Database (1994-2007)
A motivação primeira desta pesquisa nasceu de um momento ímpar para aqueles que fazem do cinema brasileiro contemporâneo objeto de estudo e/ou de trabalho. Em 2005, a Agência Nacional de Cinema, após larga sistematização e recuperação de informações, disponibilizou o primeiro de uma série de arquivos (aqui intitulados "Banco de Dados da Ancine")
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2008
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6. A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960 / The introduction of the direct sound in the Brazilian documentary cinema in the 1960 decade.
Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entre
Publicado em: 2008
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7. HISTÓRIA E UTOPIA: O DOCUMENTÁRIO DE SILVIO TENDLER / HISTORY AND UTOPIA: THE DOCUMENTARY OF SILVIO TENDLER
O trabalho História e utopia: o documentário de Silvio Tendler investiga o compromisso com a construção da memória política assumido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, bem como discute alguns mecanismos responsáveis pelo incômodo resultante da sua narrativa no cenário contemporâneo. Tendler realizou cerca de trinta filmes documentários sobre
Publicado em: 2008
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8. A imagem, o som e a fúria: a representação da violência no documentário brasileiro
Nos últimos trinta anos, a violência urbana no Brasil atingiu níveis inéditos em sua história. O tema, que vem sendo abordado por diversos setores da sociedade, não foi ignorado pelo cinema brasileiro. O propósito deste artigo é discutir algumas questões levantadas pelo documentário brasileiro contemporâneo sobre esse dado complexo de nossa realid
Estudos Avançados. Publicado em: 2007-12
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9. Dos "naturais" ao documentario : o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos 1920 1930 / From "natural" to documentary films : educational cinema and the education of cinema in 20s and 30s
Esta pesquisa teve por finalidade avaliar as propostas de cinema educativo, entre os anos de 1920 e 1930, no Brasil. Teve por objetivo refletir a respeito das concepções de cinema nacional, cinema educativo e cinema documentário no período, além de investigar a inserção do cinema no contexto cultural daquele momento. Para isso foi analisada a bibliogr
Publicado em: 2007
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10. A vida numa casa de pixels: documentário e subjetividade no Brasil
Ensaio focado na análise de quatro documentários brasileiros: O Prisioneiro da Grade de Ferro, Santiago, Passaporte Húngaro e 33. São filmes de auto-retratos e autobiografias, subjetivos. Os ensaios analisam suas relações com a cultura e a história brasileira assim como suas interfaces com a tecnologia digital.
Publicado em: 2007
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11. Poesia e reflexividade na produção de três documentaristas brasileiros contemporâneos: Helena Solberg, Eduardo Coutinho e Walter Carvalho
This work objectived to set up a dialogue among the reflexions os three brazilian movie makers Helena Solberg, Eduardo Coutinho and Walter Carvalho concerning the creation process in documentary making; to identify what they have in common and in what they diverge so that it makes possible for us to understand what is a documentary nowadays, its tendencies a
Publicado em: 2006
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12. Cinema and city: mobility, orality and precariousness in the Ozualdo Candeiass cinema (1967-92) / Cinema e cidade: mobilidade, oralidade e precariedade no cinema de Ozualdo Candeias (1967-92)
Esta tese interpreta a São Paulo construída em imagens pelo cineasta Ozualdo Candeias entre 1967 e 1992 como uma problematização das trocas realizadas na fronteira entre o mundo urbano e o rural, suscitadas pelo processo de industrialização e urbanização intensificado nos anos 50. Por meio da criação de uma estética da precariedade, esse cineasta
Publicado em: 2006