Drama Pedagogy
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Teatro e transdisciplinaridade : a experiência do projeto Amora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
O trabalho propõe-se a discutir a presença de atividades de caráter transdisciplinar no ensino e aprendizagem de teatro na Educação Básica. O foco da investigação é a experiência pedagógica do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP/UFRGS), no período compreendido entre 1996 e 2011. A escolha des
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
2. Platéia ou plateia? : a progressiva perda do assento nos teatros de Brecht, Moreno e Boal
O trabalho proposto nesta dissertação tem como objetivo abordar algumas funções pertinentes ao teatro: a política, a terapêutica, a social e a pedagógica. Para isso, o estudo analisa três teóricos que nas suas práticas, enfatizaram essas funções, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o médico romeno Jacob Levi Moreno e o diretor teatral brasileir
Publicado em: 2010
-
3. The colaborative process in the actors education / O processo colaborativo na formação do ator
The research shown here, investigates the historical characteristics and methods of the collaborative process put into practice for an actor that is not taking a regular drama course. It is covered, therefor, by the pedagogy of drama, and also becoming a theory reflection work, specifically focusing in writing the play "Miraflores", by the theater company "
Publicado em: 2009
-
4. Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
Este trabalho parte do pressuposto de que existe uma dicotomia entre os saberes artísticos e os saberes pedagógicos na estrutura clássica do ensino superior no que se refere à formação do professor de teatro. Pergunta-se pela noção de professor artista como uma outra possibilidade de formação, na qual é possível o equilíbrio e a articulação en
Publicado em: 2009
-
5. BODIES THAT HAVE INTERRUPTED THE SILENCE AND (RE) SIGNIFIED AN EXPERIENCE: THE THEATER IN TEACHERS INITIAL FORMATION / CORPOS QUE ROMPERAM O SILÊNCIO E (RES) SIGNIFICARAM UMA EXPERIÊNCIA: O TEATRO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS
This work fits on the research line Professional Formation, Knowledge and Development and has as an objective to investigate some representations that college students of daytime Pedagogy Course had in relation to theater both before and after they experience the theatrical language in the subjects Theatrical Game I and Theatrical Game II. The choice for thi
Publicado em: 2008
-
6. The Moscow Art Theatre studios and the formation of the theatrical pedagogy in the Twentieth Century / Os estudios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no seculo XX
Este trabalho aborda a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou (T.A.M.) como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX. Os estúdios do T.A.M. inserem-se em um movimento característico do processo de renovação teatral do início do século passado: o afastamento em relação aos centros da produção com o o
Publicado em: 2006
-
7. A musicalidade como arcabouço da cena: caminhos para uma educação musical do teatro / A musicalidade como arcabouço da cena: caminhos para uma educação musical do teatro
On this thesis, I propose new ways for musical education in the theater, based on the belief that the scene can be understood as an event guided and structured on musical foundations, supported by the similarity that exists in the ways of perception of time in music and drama. It is possible to understand the scene on the grounds of the concept of mousiké,
Publicado em: 2006
-
8. O cinema e a flutuação das representações surdas : "Que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva ..."
This study comprehends the fluctuation of discourses and representations in cinematographic texts and in deaf texts. Firstly I examine how the deaf otherness is narrated/produced/invented/left out and included in movies which focus on deafness and deaf people. Secondly I analyse how the film questionings happen in a group of university deaf students. The the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2002