Erasmo De Rotterdam
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. A pluralidade da verdade em Erasmo / The truth plurality in Erasmus
Há uma tradição platônica entre os grandes leitores da obra de Erasmo de Rotterdam, o Príncipe dos Humanistas, que se concentra sobre a cuidadosa síntese feita pelo mestre para superar a ruptura entre fé e razão, através da compatibilização da erudição pagã à cristã em uma mesma doutrina que significasse, na polifônica Europa renascentista,
Publicado em: 2010
-
2. Sob a máscara da (in)sensatez: loucura e poder em crônicas e contos machadianos
This study intends to consider the way the subject of madness is dealt with in Machado de Assis chronicles and short stories, in order to analyze the way the author sees social masks even the ones of sanity, even those of insanity and their respective implications. Thus, it is analyzed the way that, on expounding on the space given to madness in human relati
Publicado em: 2009
-
3. Oficinas de contos e narrativas: produções discursivas de cuidado no CAPS - Centro de Atençãoi Psicossocial
A ciência moderna tomou para si, entre outros, um dos maiores desafios o enfrentamento da loucura. Ter por objeto a des-razão humana representa a instauração de uma cruzada teórico-prática, que não por acaso resultou no nascimento de uma nova disciplina do saber médico a medicina mental. Em outros momentos históricos, os exageros, os desvios, os del
Publicado em: 2008
-
4. THE DISCOURSE OF ERASMUS: A RHETORIC OF INTERIORITY / O DISCURSO HUMANISTA DE ERASMO: UMA RETÓRICA DA INTERIORIDADE
Perhaps Cicero had been the unique orator among classical writers that gave especial attention to the relation between philosophy and rhetoric (wisdom and eloquence) linking these two disciplines once separated by Plato. Erasmus of Rotterdam, one of the most important humanists in sixteenth century, didn´t stay unaware of this tradition, but was also one of
Publicado em: 2006
-
5. Erasmo de Roterdã e a pedagogia da satira
Current doctoral thesis on Erasmus of Rotterdam and the Pedagogy of Satire involves the problematization of the pedagogical theory and the history of Philosophy. The period comprises the final decades of the 15th and the first decades of the 16th century, or rather, the Humanist Period that establishes the bases ofmodem thought. Dealing with Erasmus s intent
Publicado em: 2006
-
6. PROFISSIONAIS DA IGREJA: UMA FLORESTA DE ENGANOS / PROFESSIONALS OF THE CHURCH: A FOREST OF DELUSION
Esta dissertação elege Gil Vicente, poeta quinhentista, como objeto de investigação, visando a destacar essencialmente as discrepâncias e os desvios clericais, numa época em que a Igreja perde sua principal posição de sustentáculo da verdade. A crítica à Igreja é compartilhada por vários autores, divergindo em aspectos essenciais, já que uns -
Publicado em: 2004
-
7. FREEDOM AND SERVITUDE BETWEEN HUMANISM AND REFORMATION: A PERSPECTIVE ABOUT THE SUBJECTIVITY EXPERIENCES IN RENAISSANCE CULTURE / LIBERDADE E SERVIDÃO ENTRE O HUMANISMO E A REFORMA: UM ENFOQUE ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS DE SUBJETIVIDADE NA CULTURA DO RENASCIMENTO
O trabalho pretende lançar uma luz sobre o início dos tempos modernos abordando a riqueza das experiências de subjetividade na cultura renascentista. Suas complexidades são tematizadas no exame das complicadas relações entre o ideário humanista e o movimento das reformas religiosas, e suas respectivas evoluções. Destaca-se primeiro, nos primórdios
Publicado em: 2004
-
8. "Familiar del universo" : arte epistolar e lugar-comum nas cartas familiares (1664) de D. Francisco Manuel de Melo
Este trabalho tem como objetivo a leitura das Cartas familiares de D. Francisco Manuel de MeIo, tal como impressas em sua primeira edição, de 1664, levando em conta as cinco partes mais comuns da carta, fixadas na tradição da Ars dictaminis: salutatio, captatio benevolentiae (ou exórdio), narratio, petitio, conclusio, com a valedictio e as indicações
Publicado em: 2003
-
9. Erasmo de Roterdam: paz e guerra sob o humanismo cristão
A dissertação procura demonstrar a importância de Erasmo de Rotterdam como humanista cristão inserido no contexto do século XVI, avesso a qualquer deliberação em favor da guerra. Sua formação humanista é uma retomada da Filosofia Patrística, considerada fundamento de uma concepção ético-religiosa, antibelicista, voltada para os valores cristão
Publicado em: 2001