Escrita Idiomatica
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano: análise e performance
Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete so
Per musi. Publicado em: 2012-12
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2. Complexidade e Simplicidade: Paradoxo na Estrutura Composicional do Prelúdio da Suíte N. 5 para Violoncelo Solo de J.S. Bach
Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar a origem estilística do Prelúdio da Suíte N 5 para violoncelo solo de J.S. Bach, oferecendo novos elementos e subsídios interpretativos para a obra em questão. Tendo como marco teórico, Dance and the Music of J.S. Bach, de Little e Jenne, procura-se estabelecer a importância das danças da corte francesa dentr
Publicado em: 2011
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3. Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursos idiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realiz
Publicado em: 2008
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4. O orgão tubular : guia pratico sobre seu idiomatico com ilustrações dos Quadros de uma Exposição de Moussorgski / The pipe organ s exuberance : a practical guide of its idiomatic writing with illustrations from Moussorgsky s "Pictures at an Exhibition"
Aiming at exposing the organ, an instrument distant from the Brazilian audiences, this dissertation will deal with practical information for consulting the organ s physical characteristics and its expressive qualities. Due to little exposure, and scarce production of national works for this instrument, together with scarce literature on this subject in Portu
Publicado em: 2008
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5. A utilização da escrita idiomática violinística nas peças para violino e piano de Luiz Cosme
Este trabalho consiste de uma investigação sobre a utilização dos elementos da escrita idiomática violinística nas três peças para violino e piano de Luiz Cosme. Através da abordagem das partes de violino, o estudo proposto pretende definir as características da escrita do compositor gaúcho para este instrumento tendo como referência o repertóri
Publicado em: 2007
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6. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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7. A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas / The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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8. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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9. A escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcante
Desde seu surgimento no século XIX, as bandas de retreta têm provido não apenas entretenimento e serviços à população de pequenas cidades em datas sociais importantes, mas também como um pólo formador de significativa parcela dos músicos das bandas militares e dos naipes de sopros das orquestras sinfônicas do Brasil. O gênero musical mais identif
Publicado em: 2005