Espetaculos
Mostrando 1-12 de 183 artigos, teses e dissertações.
-
1. “O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto
RESUMO • O artigo analisa uma polêmica de jornal entre um empresário teatral e um sócio anônimo da Casa da Ópera de Ouro Preto, publicada no O Universal, de Minas Gerais, em 1826. Os textos trocados revelam expectativas, frustrações e a realidade do trabalho teatral da casa de espetáculos sobre repertório, formas cênicas e relação com espectado
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
-
2. Inserção múltipla, intermitência e filiação cultural: o trabalho de músicos brasileiros na França
Resumo: O objetivo é analisar o trabalho de músicos brasileiros na França, afetado pelo regime de trabalhadores intermitentes de espetáculos e o trabalho por projetos. Procura-se identificar as formas identitárias relacionadas a trajetórias profissionais, caracterizar a organização de trabalho e as formas de contratação. A metodologia recorre a dad
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2021-01
-
3. IMPROVISAÇÃO: NEM JAZZ, NEM TEATRO, MAS METAMORFOSE ITINERÁRIA
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
-
4. REDES DE DESEJO OU DE GOZO? EXPERIÊNCIA DE CONSUMO E NOVOS AGENCIAMENTOS TECNOLÓGICOS
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
-
5. Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop
Resumo Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
6. O discurso da dança e o conceito de gênero - alguns elementos de leitura
RESUMO O objetivo do presente artigo é tratar a dança como discurso visual e verbo-visual e identificar alguns de seus componentes que permitem a construção de sentido para um público sem formação específica e que seja mero amador e frequentador de espetáculos de dança. Na primeira parte, busca-se estabelecer as bases teórico-conceituais do trabal
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2020-06
-
7. Duarte, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 09/12/2019
-
8. Ressignificação, consumos e silêncios da cozinha doméstica
Resumo A avalanche de comerciais e programas televisivos promovendo uma cozinha esteticamente superior e repleta de produtos que facilitam o processo de cozinhar tem ajudado a ressignificar a cozinha tradicional. Neste artigo o objetivo é analisar a ressignificação material e simbólica pela qual a cozinha doméstica vem passando. Para isso foi feito um e
Organ. Soc.. Publicado em: 03/10/2019
-
9. Crítica e sociabilidade: a rubrica teatral do L’Écho de l’Amérique du Sud (1827-1828)
RESUMO A crítica teatral, como rubrica e gênero de base do feuilleton, foi praticada no Brasil pelos primeiros impressores e editores franceses da imprensa periódica que por aqui se instalaram. Pierre Plancher, figura chave do processo de transferência das práticas culturais das mídias impressas, da França para o Brasil, lançou em língua francesa, n
História. Publicado em: 09/09/2019
-
10. MENINAS E MOÇAS CASADOURAS NOS PALCOS DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG: A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES NOS ESPETÁCULOS REALIZADOS PELO CLUB DRAMÁTICO ARTHUR AZEVEDO (1915-1916)
RESUMO: Em São João del-Rei/MG, entre 1915 e 1916, meninas e moças, filhas das elites locais, atuaram nas apresentações de um grupo de teatro amador, apesar de a presença das mulheres nos palcos não ser vista com bons olhos por grande parte das pessoas pertencentes a esses grupos sociais. Com o objetivo de compreender a educação das sensibilidades q
Educ. rev.. Publicado em: 01/08/2019
-
11. Iben Nagel Rasmussen: a transparência na maturidade
Resumo: Propõe-se a transparência como qualidade que emerge do percurso da atriz Iben Nagel Rasmussen, representante de uma dimensão laboratorial, de trabalho sobre si, do teatro europeu. Sugere-se uma analogia entre o tempo aromático de Han e a qualidade da transparência. A maturidade artística de Stanislavski é ponto de partida para indagar-se sobre
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
12. Sobre o talento de ser fabulosa: os “shows de travesti” e a invenção da “travesti profissional”
Resumo O objetivo deste artigo é analisar o processo de construção da chamada “travesti profissional”. Tal processo está conectado ao surgimento de um interesse cada vez maior do público brasileiro e internacional para os “shows de travesti”, eventos famosos nas décadas de 1960 a 1980. São aqui analisados os espetáculos International Set e Le
Cad. Pagu. Publicado em: 04/10/2018