Estudos Filmicos
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Formas regulatórias e participação infantil: marcas de descompassos nos momentos da roda na Educação Infantil
RESUMO Este texto traz contribuições de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, que assumiu como problemática investigar as formas regulatórias de uma instituição de Educação Infantil, utilizando procedimentos metodológicos provenientes da etnografia, como: registros escritos, fotográficos e fílmicos em uma instituição de Educação Inf
Educ. rev.. Publicado em: 31/10/2019
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2. Consumindo Carmen Miranda: deslocamentos e dissonâncias nas recepções de um ícone
Resumo: Dentro da perspectiva dos estudos culturais, em seus diálogos com os estudos feministas e queer, buscar-se-á analisar a identificação dos públicos com Carmen Miranda a partir do consumo de seus produtos fílmicos, musicais e artísticos, acessando sua trajetória profissional em sua imbricação com suas diversas formas de recepção. O foco ser
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-04
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3. “Como cheguei a ser o que sou”? Uma estética da torção em filmes das décadas de 60 e 70
Resumo O artigo analisa as potencialidades políticas e teóricas da linguagem cinematográfica com enfoque nos modos como expressa e recria a relação entre sexualidade e diferenças de gênero. Na qualidade de produtos culturais, os três filmes analisados – A Casa Assassinada (1972), Sunday, Bloody Sunday (1971) e Les Amitiés Particulières (1964) –
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-04
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4. Todas as histórias de violência doméstica se assemelham: o olhar e arte como dispositivos libertadores
Resumo Te doy mis ojos é a terceira longa-metragem de Icíar Bollaín (nascida em Espanha, em 1967), e um filme sobre a violência doméstica e conjugal. Na análise que nos propomos realizar, a metodologia utilizada não será a mais recorrente em estudos fílmicos, no sentido de identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado d
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-08
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5. Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em Sal de Prata
Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: ¿Sal de Prata¿ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aprox
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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6. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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7. Configurações do mito da nova ordemna cultura norte-americana em textos midiáticos de diferentes épocas / Settings of the new order myth in the north-american culture in media texts of different periods.
A presente tese busca compreender o processo de Comunicação das características da cultura norte-americana a partir da leitura e interpretação de textos midiáticos fílmicos de diferentes épocas. O apoio teórico parte da noção de memória textual e código-texto segundo estudos de Iuri Lotman, um dos pesquisadores da Semiótica da Cultura. Nessa pe
Publicado em: 2009
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8. Elementos para uma poética da música do cinema : ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá.
Neste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do c
Publicado em: 2007
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9. Art and new media: Vermeer s work under different semiotic sistems
O século XX foi responsável pelo retorno das artes visuais, especialmente depois do advento do cinema que passa a emprestar técnicas para a literatura. Este retorno é ilustrado pelas traduções intersemióticas de Moça com Brinco de Pérola, uma vez que um filme britânico independente chama a atenção do público geral para um retrato feito no sécul
Publicado em: 2007
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10. A montagem no cinema e a associação-livre na psicanálise
O Cinema e a Psicanálise são contemporâneos. Ao longo do ano de 1995 muitos eventos marcaram a comemoração do centenário de um e outro. Se ambos surgem no mesmo momento histórico, que outros elos poderiam ser estabelecidos? Algumas considerações preliminares marcam possibilidades de interseções entre um e outro campo, para logo fazer um recorte on
Publicado em: 2007
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11. Memórias sonoras da noite
Este trabalho recai sobre fragmentos de culturas musicais de origens africanas retidas em imagens e narrativas de viajantes oitocentistas que estiveram no Brasil. Com objetivo de ampliar o leque de conhecimentos sobre práticas culturais e enfocando as especificidades de saberesfazeres musicais, lança mão também de acervos museuológicos de instrumentos m
Publicado em: 2005