Etnomusicologia E Identidade Cultural
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
-
2. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
3. Rossini Ferreira: características de um choro pernambucano
O choro pode ser considerado uma importante expressão da cultura brasileira, possuindo aspectos gerais que o constitui nos diferentes contextos em que acontece no país e características específicas determinadas pela singularidade de cada universo musical. Este trabalho apresenta um estudo específico sobre o choro de Pernambuco, tendo como foco central a
Publicado em: 2010
-
4. Ratoeira dont hold me cause I dont have someone that let me free: music from oral tradition and cultural identity in the Santa Catarina / Ratoeira não me prende, que eu não tenho quem me solta: música de tradição oral e identidade cultural no litoral de Santa Catarina
Esta dissertação de mestrado traz um estudo etnomusicológico sobre a Ratoeira, uma música de tradição oral típica do litoral catarinense. O tema será abordado em seus aspectos musicais e sócio-culturais, buscando compreender o contexto no qual esta prática musical se insere. Para isso falarei do campo científico da etnomusicologia, sobre a etnogra
Publicado em: 2009
-
5. O canto de Oyá no candomblé keto: um estudo dos aspectos culturais e etnomusicológicos
Esta dissertação buscou estudar a música vocal do Candomblé Keto, com o objetivo de delinear suas principais características culturais. Procurou-se, igualmente, investigar até que ponto o canto propicia o processo de construção da identidade do iniciado e das formas de associação deste com Oyá, o Orixá das ventanias e tempestades. O canto, aqui,
Publicado em: 2009
-
6. Dinâmica das identidades: análise estilística e contextual de três bandas de metal da cena rock underground de Aracaju.
O presente texto é um estudo da Cena Rock Underground de Aracaju-SE (CRUA), a partir da análise estilística de três bandas The Warlord, Scarlet Peace, Sign of Hate que representam três estilos diferentes Heavy, Doom e Death Metal respectivamente. A escolha dessa cena como ponto de partida para uma análise de estilo foi fundamentada em uma das caracter�
Publicado em: 2007
-
7. THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES / O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60
A MPB é uma prática musical popular surgida no início dos anos 60 que ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos estudos de cultura. A abordagem adotada busca estudá-la como fato integral: como texto - sons musicais, em complexa relação com suas letras, performances, discursos extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese argumenta-se q
Publicado em: 2007
-
8. a mapping out of, and an exercise in, the research possibilities on the ceremonial activity of the Mebengokre (Kayapó) Native Brazilians / Os modelos da experiência ou a experiência dos modelos: introdução ao estudo cerimonial xikrin
Esta dissertação propõe-se a fazer um mapeamento e um exercício das possibilidades de pesquisa sobre a atividade cerimonial dos índios Mebengokre (Kayapó), particularmente do subgrupo conhecido como Xikrin do Cateté, do sudoeste do Pará. A partir de uma revisão bibliográfica sobre a expressão músico-ritual indígena e sobre os processos sócio-co
Publicado em: 2006